SEMENADO PARA CUMPRIR AS ORDENS DE JESUS CRISTO




TEXTO: MATEUS 28.19

TEMA : FAZEI DISCÍPULOS

19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;



Introdução

Estamos constantemente fazendo algo em nossas vidas, e se possível a vida dos outros, mas nem sempre esse algo que fazemos é um discípulo como nos ordena o Senhor Jesus. Na verdade “fazer discípulos” envolve Ter uma vida de discípulo, eu não posso fazer algo relacionado a Deus, se não estou em plena comunhão com Deus.
Então eu pergunto, nós estamos vivendo como discípulos de Jesus? Nós estamos pregando o evangelho de Jesus? Estamos amando o Senhor Jesus? Podemos responder que sim, com os lábios, mais na verdade envolve toda uma vida prática de ser um discípulo diante de Deus.
Portanto, hoje pela manhã quero ver com vocês um homem que foi um discípulo capacitado e dirigido por Deus, que fazia discípulos para Deus em Cristo Jesus.

Versículos de Apoio

4 E é por Cristo que temos tal confiança em Deus;
5 não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus,
6 o qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.

Levar a cada um de nós a vivermos como discípulos fazendo discípulos.


UM TRABALHO DE UM VERDADEIRO DISCÍPULO É FAZER DISCÍPULOS.


COMO UM DISCÍPULO PODE FAZER DISCÍPULOS?


VEREMOS TRÊS MANEIRAS DE UM DISCÍPULO FAZER DISCÍPULOS.

TEXTO BASE : COLOSSENSES 1. 24-29

24 Agora me regozijo no meio dos meus sofrimentos por vós,
e cumpro na minha carne o que resta das aflições de Cristo,
por amor do seu corpo,
que é a igreja;
25 da qual eu fui constituído ministro
segundo a dispensação de Deus,
que me foi concedida para convosco,
a fim de cumprir a palavra de Deus,
26 o mistério que esteve oculto dos séculos,
e das gerações;
mas agora foi manifesto aos seus santos,
27 a quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios,
que é Cristo em vós,
a esperança da glória;
28 o qual nós anunciamos,
admoestando a todo homem,
e ensinando a todo homem
em toda a sabedoria,
para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo;
29 para isso também trabalho,
lutando segundo a sua eficácia,
que opera em mim poderosamente.




ELE PRECISA PERMANECER EM CRISTO JESUS.

a. Cumprindo na carne a vontade de Deus.
1. Passando por sofrimentos por ser discípulo de Cristo.
- Ele estava preso (Cl 4.10,18,Ef 3.1,4.1)
- Ele estava agora na pratica cumprindo o versículo de atos 9.16 “ pois eu lhe mostrarei quanto lhe cumpre padecer pelo meu nome”.
- e cumpro na minha carne o que resta das aflições de Cristo,
por amor do seu corpo,
que é a igreja;
Devemos entender que Paulo não estava dizendo que o seu trabalho e esforço ajudaria a Cristo na sua obra expiatória, pois o próprio Senhor Jesus disse que a obra que o Pai lhe conferiu havia sido consumada. E o próprio Paulo disse em Gl 6.16 “Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.”
Os inimigos de Cristo nunca ficaram satisfeito com o progresso do evangelho, e aqueles que pregavam o evangelho, seriam perseguido por que eram servos, discípulos de Jesus. Vejam algumas passagens:

1. Mt 10.25 “Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao dono da casa, quanto mais aos seus domésticos?”

2. Mc 13.13 “E sereis odiados de todos por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo.”

3. Jo.15.18-21 “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa. Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.

4. At 9.4,5 “e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues;

5. II Co 1.5, 10, Gl6.17, Fl 3.10.
- Mesmo que ainda estivesse passando no presente tempo.
- Paulo da a idéia que o tempo de sua partida estava próximo.
- Ele demonstra alegria, mesmo que fazer discípulos as vezes teremos que passa por sofrimentos.
- Seus sofrimentos por permanecer em Cristo é para glória de Deus e crescimento da igreja.

b. Apresentando a Palavra de Deus.

1. Deus o escolheu com este propósito.
- Um administrador dos tesouros espirituais – traria benefícios aos seus ouvintes – gentios Cl 1.27;3.5-11” onde não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo ou livre, mas Cristo é tudo em todos.”
- Ele havia sido escolhido para isso , At 13.47; 22.21, Rm 11.13, II Tm 4.17.
2. Falando de um mistério que estava escondido.
- na literatura paulina um ministério é uma pessoa ou uma verdade que teria permanecido desconhecida se Deus não a houvesse revelado. Na verdade Cristo começou a mostrar este ministério e agora continuará até a sua vida.
- Cristo em Vós – este é o próprio ministério, l Tm 3.16, Cf. Ef 3.3,4,5,9, a parede dos gentios foi removida, quando um discípulo foi lá em obediência a Deus e pregou o evangelho. Ef 2.14 “ Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade,”.
- Sem Cristo não podemos fazer nada, pois Ele é a nossa vida, e com Ele nos usando, levaremos almas aos seus pés.

ILUSTRAÇÃO

O ÚLTIMO CONVERSO DE JOÃO HARPER
Três ou quatro anos depois do naufrágio do Titanic um jovem escocês levantou-se numa reunião em Hamilton, Canadá, e declarou: - Eu me achava a bordo do Titanic quando naufragou. Achava-me boiando sozinho sobre uma tábua, na água gelada daquela pavorosa noite, quando uma onda trouxe João Harper, de Flasgow, para perto de mim, Ele também se achava agarrado a um pedaço de tábua.
- Homem, você está salvo? gritou ele.- Não, não estou, foi minha resposta. Ele respondeu: "Crê no Senhor Jesus e serás salvo".As ondas o levaram outra vez para longe de mim, mas, estranhamente, pouco depois foi novamente jogado para meu lado.
- Estás salvo agora?- Não, respondi, não posso responder com sinceridade que estou. Mais uma vez ele repetiu o versículo: "Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo".Então, perdendo a tábua na qual se apoiava, emergiu. E ali, sozinho, durante a noite, tendo sob mim mais de três quilômetros de água, eu cri em Jesus Cristo. Sou o último convertido do mundo para Deus através do testemunho de João Harper.
Autor: A. R. RichardsonColaborador: A .D.Fonte: O MENSAGEIRO, edição 2005, pg. 32.Agradecemos à Associação Menonita Beneficente que tão gentilmente autorizou-nos a

ELE PRECISA ANUNCIAR A CRISTO JESUS.


a. Manifestando aquilo que Deus fez em sua vida.
- Os discípulos devem Ter essa visão. I Co 9.14 “Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.”
- Não deve ser um grande ou um dos melhores em retórica[1], pelo contrário, deixe um Senhor apenas te usar como um instrumento em suas mãos. I Co 2.1 “E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria.”
- Não importava o local, ele era um discípulo que falava do seu Mestre. Atos 28.30,31, Fl 1.12-14
b. Proclamando através: Cl 1.23
1. Uma admoestação Bíblica.
- advertir, estimular e encorajar –
a. Para o povo se reconciliar com Deus, II Co 5.20
b. Até as vezes chorava. At 20.19,31
c. Paulo não separava ambos os ensinamentos sobre a admoestação e o ensino bíblico de Cristo. Veja exemplo:
Ref. admoestação em essência Ensino de Cristo
- Rm 15.2,3 agradar ao próximo Pois também Cristo não agradou a si mesmo
- Cl 3.13 Perdoar Assim como Cristo vos perdoou
- Ef 5.2 Andar em amor Assim como Cristo também nos amou e se deu por nós.

2. Um ensino Bíblico. Cl 1.5,6
- Visando um aperfeiçoamento dos santos. Ef 4.11
- Levando-os a uma maturidade cristão.
3. Uma Sabedoria Bíblica. Cl 1.9,10
- Novamente falando da diferença de pregar usado por Deus, e não pela carne humana.


ILUSTRAÇÃO
Um jovem pregador foi convidado para pregar em uma igreja de 200 membros, enquanto que a sua tinha apenas 40, e cheio de si querendo mostrar que era o conhecedor da Palavra, subiu no púlpito e começou o seu estudo, e discorreu um tema com bastante força e vigor, no entanto, ao descer viu um senhor sábio sentado nos primeiros bancos, que depois de terminar o culto, estando ao seu lado, e muito triste o senhor lhe fez a seguinte afirmação, “se você tivesse subido no púlpito da mesma forma que desceu, não estaria assimTRABALHAR COMO omo demonstração do seu amor a Deus .
- Para isso Paulo não m para o aperfeiçoamento dos discípulos de Jesus.
- Evidentemente Cristo usava seus servos para tal aperfeiçoamento. Ef 5.27
- Um esforço não é inútil quando se fala em fazer discípulos. I Co 15.58, Fl 2.16, I Ts 2.19 “vale a pena” Sl 126.
b. Como demonstração do seu amor a Cristo.
- Trabalhou duramente para Cristo. Gl 4.11, Fl 2.16, I Tm 4.10.
- Poderíamos nos prender a outros textos que mostram o que era ser missionário naquele tempo, ou até mesmo um pastor. II CO 11.24-33, II Co 6-4-10 e II Tm 4.6-8
- Ele sabia que o seu amor a Cristo era muito mais que contendas entre irmãos, como havia na igreja de Filipos, ele entendia que não deveria desanimar mesmo que alguns não lhe dessem ouvidos como foi em Atenas, e muito menos deixar a Cristo por saber que havia pessoas duvidando do seu apostolado.
- Irmãos, virá em nossa vida de discípulo de Jesus momentos dos quais teremos que mostrar que somos discípulos verdadeiros, e até assim ganhar almas para Cristo com a graça de Deus como aconteceu em Atenas. At 17.32-34
c. Como demonstração do seu amor aos ímpios.
- Com isso, levaremos os mesmos ao aperfeiçoamento – um esforço “que dar a idéia esforçasse através de(ou segundo de o) seu vigor, fortalecendo-me com poder”. Aqui a palavra esforçar é um termo atlético que da qual derivamos a nossa palavra agonizar.
- Oração – Cl 4.12,13,Rm 15.30
- Paulo não podia humanamente realizar toda esta viagens, implantação de igreja, ensinos aos pastores e líderes que ali ficaram e de até Ter o prazer de fazer discípulos mesmo em prisão, se Deus em Cristo Jesus não lhe desse força para realizar tal trabalho. Rm 15.19 “pelo poder de sinais e prodígios, no poder do Espírito Santo; de modo que desde Jerusalém e arredores, até a Ilíria, tenho divulgado o evangelho de Cristo;” e II Co 12.12 “Os sinais do meu apostolado foram, de fato, operados entre vós com toda a paciência, por sinais, prodígios e milagres.
- Paulo como discípulo de Jesus Cristo deu toda a glória de viver como discípulo fazendo discípulo a Cristo, pois sem Cristo transformando e capacitando a sua vida, isto não poderia acontecer. Fl 2.12,13;4.13
- E Cristo deseja fazer isso em nossas vidas, quem aqui é discípulo de Jesus? Nós temos levado pessoas sem esperança, fé, amor, aos pés do nosso Mestre? se não, sigamos as palavras de em Jo 15. 16.

CONCLUSÃO

Agindo assim, estaremos ecoando a palavra de Deus até aos confins da terra, pois um discípulo deve ser um imitador de Cristo, logo você e eu vamos Ter vários imitadores. Se permanecemos em Cristo, se falamos de Cristo, logo estaremos demonstrando em atitudes o amor de Cristo, e assim teremos uma vasta propagação do Evangelho do Senhor.


Pr. Israel Alves de Araújo
[1] É a arte da persuasão no discurso público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACOMODAÇÃO EM NOSSA VIDA COM DEUS

OS FILHOS SÃO BENÇÃOS DE DEUS

NÃO SOU DIGNO