Continuar Sempre



TEMA: A CONTINUAÇÃO DA OBRA DE DEUS
TEXTO: JOSUÉ 1.1-9


INTRODUÇÃO
Continuar nunca é fácil em qualquer tarefa que estamos propostos a realizar em nossas vidas, sejam pequenas ou grandes, sempre é difícil a continuação, mas nunca é impossível quando temos direção e alvos a atingir em nossas vidas. Sendo orientandos por esta idéia, vamos pensar um pouco em alguém que está sendo direcionado a continuar por alguém que conhece nossas vidas e o futuro proposto a ela na continuação da obra de Deus.
Vendo isto, vamos pensar quando somos desafiados a dar prosseguimento a obra proposta por Deus para nossas vidas, o exemplo que gostaria de mostrar hoje a noite é o de Moisés, um homem que havia realizado a obra de Deus durante cento e vinte anos, “havia conduzido o povo de Israel durante este tempo, enfrentando dificuldades e vendo pela parte do Senhor milagres e livramentos em suas vidas e até mesmo reconhecido como servo de Deus, ele conduziu o povo até o que Deus havia proposto para sua vida, mas Moisés direcionado por Deus preparou o povo a continuar a obra de Deus, "[Tirado] Líder escolhido por Deus para libertar os israelitas da escravidão do Egito (Êx 2-18), para fazer ALIANÇA (1) com eles (Êx 19-24), para torná-los povo de Deus e nação independente (Êx 25-Nm 36) e para prepará-los a fim de entrarem na terra de Canaã (Dt 1-33). Nasceu de pais israelitas, mas foi adotado pela filha do faraó do Egito, onde foi educado (Êx 2.1-10; At 7.22). Após colocar-se ao lado de seu povo e matar um egípcio, fugiu para MIDIÃ (2), onde se casou com Zípora (Êx 2.11-22). Passados 40 anos, Deus o chamou e o pôs como líder da libertação do povo de Israel (Êx 3). Por mais 40 anos Moisés cumpriu o mandado de Deus e morreu às portas da terra de Canaã, no monte NEBO (Dt 34). Alguns estudiosos colocam a data da morte de Moisés em torno de 1440 a.C., e outros a colocam por volta de 1225 a.C., dependendo da posição sobre a data do ÊXODO. Na Bíblia, Moisés é considerado o autor do PENTATEUCO.", assim Deus preparou Josué “[Javé É Salvação] 1) Auxiliar e, depois, sucessor de Moisés (Êx 17.8-13; Dt 31.1-8). Josué comandou a travessia do rio Jordão (Js 3) e tomou Jericó (Js 6). Conquistou a terra de Canaã e a dividiu entre as tribos de Israel (Js 8-21). Após abençoar o povo e renovar a ALIANÇA com Deus, Josué morreu com a idade de 110 anos (Js 24). Ver JOSUÉ, LIVRO DE. 2) Ver JESUA.", para enfrentar e levar o povo de Deus a continuar a prosseguir para terra prometida, Josué haveria de ter em sua vida e na vida do povo alguns alvos e objetivos a cumprir, hoje a noite veremos quais são estes alvos e objetivos.
A palavra continuar tem o seguinte significado:
v. 1. Tr. dir., tr. ind. e intr. Levar por diante, não interromper, prosseguir. 2. Tr. dir. Seguir-se a, suceder. 3. Tr. dir., intr. e pron. Estender(-se), prolongar(-se).
Pensando nisto temos a obrigação de continuar a obra de Deus proposta por nós aqui em Farias Brito começada por servos, temos desafios e metas a alcançar, mas sempre reconhecendo que Deus nos conhece, capacita e sabe que não temos condições se não dependermos de sua obra em nossas vidas I Co 4.7. alguns por verem Deus realizar uma grande obra em suas vidas param, não continuam, satisfazem com aquilo que já passou e foi em suas vidas, seja em conhecimento bíblico, levando almas a Cristo, participações em cultos, conhecimento da palavra e até mesmo em servir a Deus com todo o seu ser. Mc 12.29-30
Vejamos como Deus pode direcionar nossas vidas a darmos continuidade a sua obra maravilho, sabemos dos desafios, dificuldades, inimigos, mas aquele que nos conduz é soberano em nos capacitar para levarmos a frente a sua maravilhosa obra.


PROPÓSITO: PROCURAR ANIMAR A IGREJA A NÃO PARA COM A OBRA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS.



IDÉIA GERAL: OS DESAFIOS PROPOSTOS POR DEUS PARA CONTINUARMOS A OBRA DE DEUS.


> QUAIS OS DESAFIOS OS DESAFIOS PROPOSTOS POR DEUS PARA CONTINUARMOS A OBRA DE DEUS?



> VEREMOS TRÊS DOS DESAFIOS PROPOSTOS POR DEUS PARA CONTINUARMOS A OBRA DE DEUS.


ESBOÇO


I. O PRIMEIRO DESAFIO PROPOSTO POR DEUS PARA CONTINUARMOS A SUA OBRA É AVANÇAR SEMPRE. 1-5


a. Precisamos aplicar o que aprendemos para transpor esse desafio. 1 -2
Aprendeu durante o tempo no deserto.
Aprendeu com a liderança de Moisés.
Aprendeu com Deus e suas promessas cumpridas.

b. Precisamos acreditar na direção de Deus. 3-4
Aprendeu quando viu Deus guiar o povo no deserto.
Aprendeu quando contemplou a provisão de Deus no deserto.


c. Precisamos reconhecer Deus presente em nossas vidas. 5
Aprendeu com as dificuldades que passou como expia e auxiliar de Moisés.
Aprendeu com a contentar-se com a bondade de Deus. Dt 28.47


PARA PENSAR
1. Pretende continuar a crescer na fé e no conhecimento do Senhor Jesus Cristo?

ILUSTRAÇÃO

UM LUGAR SEM ESPELHOS
Alguém, muito desanimado, entrou numa igreja e em determinado momento disse para Deus:
- Óh, Deus, aqui estou porque em igrejas não há espelhos. Eu odeio os espelhos, pois acho que sou a pessoa mais feia que eu conheço.

Subitamente, um folha de papel caiu aos seus pés, vinda do galeria superior do templo. Curioso, pegou o folheto, que trazia fotos de vários bichos:
* uns magricelas, outros, gordos;
* uns coloridos, outros, albinos;
* uns grandes e fortes, outros, extremamente frágeis;
* uns cabeludos, outros, carecas;
* uns mansos, outros, selvagens;
* uns bicudos, outros narigudos;
* uns rápidos, outros lerdos.

E, no final, dizia:
- Nenhuma das criações de Deus é feia. Tudo que Deus fez é bom. Inclusive eu e você!

Ao que lhe replicou o Senhor: Quem faz a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor?
Êxodo 4.11
Autor desconhecido.


II. O SEGUNDO DESAFIO PROPOSTO POR DEUS PARA CONTINUARMOS É SER CORAJOSO EM DEUS. 6-9

a. Corajoso Para conduzir o povo. 6
Precisava força no Senhor.
Precisava coragem no Senhor.
Precisava direção do Senhor.
b. Corajoso para guardar a Palavra de Deus. 7
Precisava ter cuidado com sua vida espiritual.
Precisava seguir o exemplo dado por Moisés.
Precisava entender que sua obedecendo a Palavra de Deus prosperaria.

c. Corajoso para meditar na Palavra de Deus. 8

Pergunta: "O que é meditação Cristã?"

Resposta: As passagens bíblicas que usam a frase “meditação cristã” não existem. As duas palavras “meditar” e “meditação” são encontradas umas dezoito vezes no Velho Testamento. Há duas palavras hebraicas que são traduzidas “meditar” e são encontradas em passagens como Gênesis 24:63, Josué 1:8, Salmos 1:2 e outras. A palavra hebraica "hagah", dado o contexto desses versículos, significa: ponderar, imaginar, meditar, falar, refletir, estudar, dizer, expressar, articular, etc. Um outro significado é dado à palavra hebraica "aiyach" quando usada no sentido de ponderar, conversar consigo mesmo em voz alta, expressar ou conversar, reclamar, declarar, meditar, pensar, orar, falar, conversar com (Deus em oração), etc.

A palavra “meditação” é encontrada em Salmos 5:1, 19:14 e outras passagens. Salmo 19:14, um versículo bem conhecido, afirma: “As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença...” O salmista pede a Deus que suas palavras e pensamentos sejam iguais. As palavras dos lábios são falsas se não são sustentadas pelas meditações do coração.

Contrário ao pensamento popular em alguns círculos, meditação Cristã não tem nada a ver com qualquer prática de misticismo oriental como seu alicerce ou modelo. Tais práticas incluem lectio divina, meditação transcendental e muitas formas do que é chamado de oração contemplativa. Elas têm como fundamento uma premissa perigosa de que podemos “escutar a voz de Deus”, não através de Sua Palavra, mas através de revelação extra-bíblica. As igrejas estão atualmente cheias de pessoas que acham que estão escutando “uma palavra do Senhor”, geralmente contradizendo uns aos outros e causando inúmeras discórdias e divisões no Corpo de Cristo. Em nenhum lugar das Escrituras são os Cristãos encorajados a procurar por sabedoria além da Bíblia, a qual é “inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2 Timóteo 3:16-17). Se a Bíblia é suficiente para nos equipar completamente para toda boa obra, como podemos achar que precisamos de uma experiência mística para adicionar às Escrituras?

Para o Cristão, meditação é para ser apenas na Palavra de Deus e o que ela nos revela sobre Ele. Davi sabia que esse era o caso, e ele descreve o homem que é “bem-aventurado” como aquele cujo “prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite” (Salmos 1:2, ênfase adicionada). Meditação Cristã verdadeira é um processo ativo de pensamento (pensando, resolvendo), pelo qual nos entregamos ao estudo da Palavra de Deus em oração e pedimos a Deus para nos dar entendimento através do Espírito. Ele habita no coração de todo crente e tem prometido nos guiar em “toda a verdade” (João 16:13). Devemos então colocar o que aprendemos em prática, fazendo um compromisso com as Escrituras de que só elas serão a regra completa para as nossas vidas e para a prática das nossas atividades diárias. Isso causa crescimento espiritual e maturidade nas coisas de Deus à medida que somos ensinados pelo Espírito Santo.

Deve ser uma ação continua.
Deve haver um entendimento daquilo que Deus quer para minha vida.
Deve haver um entendimento que só em Deus seremos vencedores.

d. Corajoso para não desistir. 9
Muitos com o passar do tempo esfriam na fé.
Muitos com o passar do tempo esfriam em ler as Escrituras.
Muitos com o passar do tempo esfriam em servir a Deus.
Muitos com o passar do tempo esfriam em vir a igreja.

PARA PENSAR
1. Você estar com coragem para realizar a obra de Deus?

ILUSTRAÇÃO
TRABALHO EM EQUIPE
Um sábio tinha três filhos jovens, inteligentes e ávidos por sabedoria.

Certa vez, quando os três rapazes estavam discutindo sobre quais seriam os principais obstáculos ao sucesso de um trabalho coletivo, seu pai os chamou e confiou-lhes uma importante tarefa, levar ao príncipe governante três presentes.

O primeiro levaria um vaso muito precioso.

O segundo levaria uma corça rara.

O terceiro levaria um bolo primoroso, receita da família.

O trio recebeu a missão com entusiasmo, mas, no meio do caminho, começaram a discutir.

O que levava o vaso não concordava com a maneira como o irmão puxava a corça delicada; o responsável pelo animal dava instruções ao carregador do bolo, a fim de que não tropeçasse; este, por sua vez, repreendia o portador do vaso valioso, com medo que ele o deixasse cair.

Em dado momento, o que conduzia a corça estendeu a sua mão a fim de consertar a posição da vaso, que, premido pelas inquietações de ambos, escorregou de súbito, espatifando-se no chão. Com o choque, a corça fugiu espantada. O carregador do bolo, ao tentar deter o animal, deixou o bolo cair.

Desapontados e irritados, os três rapazes voltam à presença do pai, apresentando cada qual a sua queixa, culpando uns aos outros pelo desastre.

O sábio, porém, sorriu e disse-lhes:
- Aproveitem este incidente e aprendam: O sucesso de um trabalho em equipe depende de muitas coisas:
a) Que não se perca o senso coletivo;
b) Que um não invada a área do outro, se não lhe for solicitado;
c) Que cada um faça a sua parte do melhor jeito possível;
d) Que cada um valorize, respeite e considere o trabalho do outro.
Consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras.
Hebreus 10.24
Fonte: www.metaforas.com.br

III. O TERCEIRO DESAFIO PROPOSTO POR DEUS PARA CONTINUARMOS A SUA OBRA É DEPENDER DE DEUS. 10-18

a. Direcionando o povo a fazer a obra de Deus. 10-15
Com Palavras Animadoras.
Levando-os a confiarem em Deus.
Direcionando em seus desafios.

b. Direcionando o povo a depender de Deus. 16-18
Tendo um padrão de vida exemplar.
Tendo uma confiança nas Palavras do Senhor.

CONCLUSÃO

Todos os crentes são chamados a continuar realizando a obra do Senhor, ela não deve para, para que isso não aconteça precisamos aceitar o desafio que é de grande valor para nossas vidas, dentre eles estão;

I. O PRIMEIRO DESAFIO PROPOSTO POR DEUS PARA CONTINUARMOS A SUA OBRA É AVANÇAR SEMPRE. 1-5

II. O SEGUNDO DESAFIO PROPOSTO POR DEUS PARA CONTINUARMOS É SER CORAJOSO EM DEUS. 6-9

III. O TERCEIRO DESAFIO PROPOSTO POR DEUS PARA CONTINUARMOS A SUA OBRA É DEPENDER DE DEUS. 10-18

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACOMODAÇÃO EM NOSSA VIDA COM DEUS

OS FILHOS SÃO BENÇÃOS DE DEUS

NÃO SOU DIGNO