O PERDÃO

O PERDÃO

INTRODUÇÃO
   A palavra perdão é de fundamental importância em nossas vidas, seja ele recebido ou dado, isso só acontece de uma forma verdadeira quando Cristo transforma nosso viver.

PERDÃO DE OFENSAS
    Na dimensão horizontal, ato de afastar ressentimento e desejo de vingança em relação a um ofensor (Mt 18.21-35). Para que o perdão seja completo, o ofensor deve declarar-se arrependido, dispondo-se a reparar a falta cometida, se for o caso (Lc 17.3). O resultado do perdão é o restabelecimento da amizade entre as partes (Ef 4.32). E Deus nos perdoa à medida que nós perdoamos os que nos ofendem (Mt 6.12; Mc 11.25; Lc 6.37).

PERDÃO DE PECADO
    Na dimensão vertical, ato pelo qual Deus, por causa do seu amor e da sua misericórdia (Mq 7.18), “Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O SENHOR não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia.” remove o castigo que resulta de pecado cometido. Esse castigo foi sofrido na cruz por Jesus, com quem a pessoa perdoada está unida pela fé (Ef 1.7; Cl 1.14). Isso inclui arrependimento e mudança de atitude e de vida. O perdão resulta em reconciliação com Deus. No AT o perdão era acompanhado do sacrifício de uma vítima inocente, que era um TIPO do Cristo crucificado (Lv 1—7; Hb 9.19-28).

PROPÓSITO: MOSTRAR QUE POR CRISTO JESUS NÓS SOMOS TOTALMENTE PERDOADOS POR DEUS.

PROPOSTA: O PERDÃO DA POR CRISTO JESUS AOS SEUS SERVOS.

 O QUE IMPLICA O PERDÃO DE DEUS POR CRISTO JESUS AOS SEUS SERVOS?

 VEREMOS TRÊS IMPLICAÇÕES DO PERDÃO DE DEUS POR CRISTO JESUS AOS SEUS SERVOS.


ESBOÇO
I.      O PERDÃO IMPLICA NO LIVRAMENTO DA PENALIDADE AO PECADO.

a.  O perdão é concedido por Cristo Jesus.
1.  Isaías 53:5  Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
2.  Daniel 9:9  Ao Senhor, nosso Deus, pertence a misericórdia e o perdão, pois nos temos rebelado contra ele.
3.  Lucas 12:10  Todo aquele que proferir uma palavra contra o Filho do Homem, isso lhe será perdoado; mas, para o que blasfemar contra o Espírito Santo, não haverá perdão.
4.  Algumas pessoas acreditam que o perdão de Deus é concedido por religião ou méritos humanos, mas as Escrituras nos relatam que o perdão só poderá acontecer mediante uma entrega de vida a Jesus Cristo.

b.  O perdão necessita de arrependimento.

1. Mateus 9:13  Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento.
2. Lucas 5:32  Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento.
3. Lucas 15:7  Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.
4. Lucas 24:47  e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém.
5. Algumas pessoas dizem que já são de Deus, mas não há arrependimento e mudança de vida, Deus em sua graça exige daqueles que querem ser Dele, arrependimento e entrega de vida.

APLICAR
1.  Será que temos desfrutado do livramento de Deus em nossas vidas?

ILUSTRAR
ORAÇÃO MODELO - PAZ - PERDÃO   - Lc 17.3-10
   Durante a ocupação das Filipinas, um capelão trouxe um carregamento de remédios para os prisioneiros da Ilha de Corregidor. Descoberto o feito, prenderam o clérigo. Um dia, um soldado desferiu-lhe um golpe com a ponta de um rifle, ferindo-o na nuca. Para recuperar-se, o capelão foi obrigado a passar quinze horas por dia, em uma posição desconfortável.
   Em sua agonia, ele começou a fazer a oração dominical. Mas quando chegou às palavras: "Perdoa-nos as nossas dividas, assim como nós perdoa¬mos aos nossos devedores", ele parou. Poderia ele perdoar alguém que lhe tinha sido tão cruel e que havia negado auxilio médico àqueles que tanto pre¬cisavam? Depois de uma longa luta interior, ele finalmente disse: "Sim". Quando chegou a esta conclusão, seu coração encheu-se de paz e não teve dificuldades em terminar a oração dominical.
 O próprio Jesus não guardou rancor, mesmo contra aqueles que foram responsáveis por sua morte na cruz, antes, orou: Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem".
Herbert W. Hahn (Massachussetts, E.U.A.)


II.     O PERDÃO IMPLICA EM GRAÇA RECEBIDA.

a.  Novo Testamento. João 8.1ss.
1.  O perdão não está nos méritos de quem recebi o perdão, mas naquele de quem concede o perdão, no caso aqui nós observamos o exemplo de uma mulher que não havia boa reputação, mas observamos na vida desta mulher o perdão de Deus.
2.  Alguns que se achavam melhor que a mulher a criticavam e até queriam matar, mas Jesus mostra-nos quando há arrependimento e entrega a Cristo há perdão.

b.  Velho Testamento. II Samuel 9.9,10
c.  O futuro escatológico.  Apocalipse 20.11-15
APLICAR
1.  Será que temos conhecido graça de Deus em nossas vidas?

III.   O PERDÃO NÃO É PARCIAL.

a.  Pecados perdoados eternamente.
b.  Pecados confessado quando praticado.
c.  Pecados perdoados em Cristo.

CONCLUSÃO
  Amado irmão em Cristo, que tens recebido de Deus o perdão, entenda que o mesmo envolve estas realidades bíblicas em nossas vidas, mas que ao perceber isso em seu viver deve praticar a Palavra do Senhor de uma forma coerente com as Escrituras, isso acontece quando;
    1. Há a pratica do perdão de Deus em sua vida.
    2.  Há a pratica do perdão de Deus com seu irmão.
    3.  Há a pratica de confissão de pecado a Deus e ao seu irmão.
    4.  Há uma busca de aplicar em sua vida o exemplo de Cristo.
    5.  Amar a Deus envolve um verdadeiro prazer de servir ao Senhor.


Amém...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACOMODAÇÃO EM NOSSA VIDA COM DEUS

OS FILHOS SÃO BENÇÃOS DE DEUS

NÃO SOU DIGNO