AS DESCULPAS DA MINHA VIDA PRA JESUS


 DESCULPAS PRA DEUS


 MATEUS 8.18-22

18 Vendo Jesus muita gente ao seu redor, ordenou que passassem para a outra margem.
19  Então, aproximando-se dele um escriba, disse-lhe: Mestre, seguir-te-ei para onde quer que fores.
20  Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.
21  E outro dos discípulos lhe disse: Senhor, permite-me ir primeiro sepultar meu pai.
22  Replicou-lhe, porém, Jesus: Segue-me, e deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos.


INTRODUÇÃO
    
 Três grupos de pessoas aqui alistados são colocados na presença de Jesus Cristo, muita gente, os escribas e os discípulos, simplificando nas palavras crentes e descrentes. Posicionalmente uma certa aproximação com suas presença e palavras, mas um afastamento quanto o desejo de seguir Jesus.

ESCRIBA
1.       Homem que copiava e interpretava a lei de Moisés Ed 7.6.
2.       Os escribas criaram aos poucos um sistema complicado de ensinamentos conhecido como "a tradição dos ANCIÃOS" Mt 15.2-9.
3.        Jesus os censurou Mt 23.
4.        Os escribas tiveram parte na morte de Cristo Mt 26.57 e perseguiram a Igreja primitiva Mt 4.5; 6.12. Eles eram chamados também de  "doutores da lei"  Lc 5.17; na RA, mestres.
2.  Oficial do exército  RC Jz 5.14.

DISCÍPULO
    Pessoa que segue os ensinamentos de um mestre. No NT se refere tanto aos APÓSTOLOS Mt 10.1 como  aos cristãos em geral At 6.1.
    Estes são o que aqui digo, representantes da humanidade diante de Deus, os que não querem compromisso com Jesus, acumula diversas desculpas pra não segui-lo, outros, porém que já são seus seguidores parecem desestimulados por não calcularem o valor da obra de seguir a Cristo.
   Avaliando o contexto geral, vejamos em qual grupo você esta, pra assim deixar claro sua posição diante de Jesus.   MOSTRAR QUE JESUS NÃO ACEITA DESCULPAS DE QUALQUER PESSOA, PARA NÃO SEGUI-LO. 


A POSIÇÃO DOS HOMENS DIANTE DE 

DEUS.


 QUAL A POSIÇÃO DOS HOMENS DIANTE DE DEUS?
.
ESBOÇO

I.                    AQUELES QUE ESTÃO AO REDOR DE JESUS. 18

a.      Jesus os observa de perto.

1.       Ver a multidão.
2.       Eles estão ao redor.
3.       Não obedecem.

b.      Eles observam Jesus de perto.

1.       Havia neles uma questão comum aos dias de hoje, será que vale apena segui-lo.
2.       Podemos ver também que eles estavam próximos de Jesus, mais o seu coração estava bem distante de Jesus.

c.       Eles não querem nada com Jesus.

1.       Assim acontece com os pecadores que são interessados no que pode ser lhe oferecido transitoriamente, mas não pela pessoa que se ofereceu a Deus na cruz pra perdoar os nossos pecados.
2.       Aproximam-se com curiosidade momentânea, como se tivesse aproximando de um ídolo qualquer, quando exigidos a uma vida de obediência, logo se afastam.
Oséias 4:12  O meu povo consulta o seu pedaço de madeira, e a sua vara lhe dá resposta; porque um espírito de prostituição os enganou, eles, prostituindo-se, abandonaram o seu Deus.
João 6:66  À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele.
Para Pensar
1.       Será esse o seu caso, fica ao redor, mas não entra pela porta estreita?

II.                  AQUELE QUE ESTÃO APROXIMANDO-SE DE JESUS. 19-20

a.      Eles até tem uma ação.

1.       Aproximam-se de Jesus.
2.       Chama Jesus de Mestre.
3.       Diz que o seguiria para qualquer lugar.
4.       Olhando ligeiramente, este sim é um homem que não tem desculpas pra Deus, mas tudo é dito da boca pra fora, pois o coração desse homem não é de Jesus.

b.      Eles são confrontados por Jesus.

1.       Jesus Cristo esclarece o que é seguir a Ele.
2.       As raposas têm suas casas.
2.1 RAPOSA

  Pequeno animal parecido com o cão {#Mt 8.20}. Figuradamente,  pessoa astuta ou velhaca {#Lc 13.32}.
2.2  Covil seria o lugar de abrigar ladrões e salteadores, usando aqui como residência da raposa.
3.       As aves têm suas casas.
4.       Mas quem segue a Jesus deve entender a urgência de atravessar, passar, ter um alvo diferente dos que aqui são citados.

c.       Eles precisam entender o valor da obra de Cristo. Lc 9.58-59

1.       Não há volta pra os que se entregam a Jesus.
2.       O alvo é Cristo Jesus.
3.       Mudanças são necessárias.
Para Pensar
1.       Será que sua aproximação de Jesus é apenas de aparência?

ILUSTRAÇÃO

ADIAMENTO, SEU PERIGO - VINDA INESPERADA.
   Certa manhã, às oito e vinte, um relógio da vitrina de um joalheiro parou por meia hora. Os habitantes daquela cidadezinha pouco imaginavam o quanto confiavam naquele relógio, até que foram por ele iludidos. Os passageiros perderam o trem, porque ao passarem junto ao mostruário do joalheiro, o relógio indicou que ainda faltavam vinte minutos para o trem das 8:40hs. Partir.  As crianças chegaram tarde à escola. Quando viram a hora, acharam que ainda tinham quarenta minutos, e assim puseram-se a brincar. Empregados estenderam a conversa quando viram que faltava bastante tempo para a fábrica abrir, e chegaram atrasados. Por ter o relógio parado  apenas meia hora naquele dia, houve muita confusão na cidadezinha.
  Quer conscientemente, quer não, todos tem deixado o tempo passar pra entregar suas vidas a Cristo, por que olham pra os outros e não pra palavras que Jesus diz diretamente a suas vidas “Vinde a mim”, nossa vida fala ou em favor de Deus ou contra Ele.
   "Falareis por Deus injustamente, e usareis de engano em nome dEle?" Esta é a pergunta que Jó nos faz, como fez a seus amigos. Que pensamento solene esse, de que nossa vida pode falar injustamente por Deus, levando alguém a tropeçar e cair!


III.                AQUELES QUE SEGUEM A JESUS. 21-22

a.      Aqui temos os que de fato deveriam seguir Jesus.

1.       Chamando de Senhor, diferente dos escribas que chamaram Jesus de Mestre por causa do seu conhecimento o discípulo chama Jesus de Senhor, por acreditar que Ele manda em sua vida.
2.       Ele pedi permissão pra fazer algo relacionado a sua vida, isso caracteriza submissão ao Senhor.
3.       Esse discípulo que ir fazer algo que na visão do Messias na tem prioridade, pois pra Cristo a prioridade é fazer a vontade de Deus. (Jo 4. 34,35)
34  Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.
35  Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa.

b.       Usam o tempo de Deus pra seus afazeres.

1.       O tempo da minha vida pra Deus deve ser avaliado a cada hora.
2.       Textos que falam do tempo dizem; “Efésios 5:16  remindo o tempo, porque os dias são maus.”
Eclesiastes 9:10  Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.
Romanos 13:11 ¶ E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos.
Gálatas 6:10  Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.
Colossenses 4:5 ¶ Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades.
Efésios 6:13  Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.

Salmos 37:19  Não serão envergonhados nos dias do mal e nos dias da fome se fartarão.
Eclesiastes 11:2  Reparte com sete e ainda com oito, porque não sabes que mal sobrevirá à terra.
Eclesiastes 12:1 ¶ Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer;
João 12:35  Respondeu-lhes Jesus: Ainda por um pouco a luz está convosco. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem; e quem anda nas trevas não sabe para onde vai.
1 Coríntios 7:26  Considero, por causa da angustiosa situação presente, ser bom para o homem permanecer assim como está.
1 Coríntios 7:29  Isto, porém, vos digo, irmãos: o tempo se abrevia; o que resta é que não só os casados sejam como se o não fossem;
1 Coríntios 7:30  mas também os que choram, como se não chorassem; e os que se alegram, como se não se alegrassem; e os que compram, como se nada possuíssem;
1 Coríntios 7:31  e os que se utilizam do mundo, como se dele não usassem; porque a aparência deste mundo passa.

c.       Jesus chama-os a responsabilidade com reino.

1.       Chamando para seguir a Ele.
Mateus 9:9  Partindo Jesus dali, viu um homem chamado Mateus sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu.
Mateus 19:21  Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me.
Marcos 2:14  Quando ia passando, viu a Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu.
Marcos 9:38  Disse-lhe João: Mestre, vimos um homem que, em teu nome, expelia demônios, o qual não nos segue; e nós lho proibimos, porque não seguia conosco.
Marcos 10:21  E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me.
Lucas 5:27  Passadas estas coisas, saindo, viu um publicano, chamado Levi, assentado na coletoria, e disse-lhe: Segue-me!
Lucas 9:49  Falou João e disse: Mestre, vimos certo homem que, em teu nome, expelia demônios e lho proibimos, porque não segue conosco.
Lucas 9:59  A outro disse Jesus: Segue-me! Ele, porém, respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai.
Lucas 18:22  Ouvindo-o Jesus, disse-lhe: Uma coisa ainda te falta: vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois, vem e segue-me.
2.       Exigindo que deixe os afazeres passageiros.
3.       Qual vai ser sua resposta?

CONCLUSÃO

  Jesus nos chama pra segui-lo, isso envolve não apenas estar ao seu redor, ou aproximar-se dele com palavras bonitas, Ele te chama pra ser seguidor Dele, desejas hoje seguir a Jesus não como a multidão, nem como os escribas, mas como seu discípulo.
23  Então, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACOMODAÇÃO EM NOSSA VIDA COM DEUS

OS FILHOS SÃO BENÇÃOS DE DEUS

NÃO SOU DIGNO