QUANDO TUDO DER ERRADO, CONTINUO FIEL A DEUS?

TEMA DO MÊS: FIDELIDADE

TEMA DO DIA: QUANDO TUDO DER ERRADO, CONTINUO FIEL A DEUS?

TEXTO DO DIA: I CO 4. 2
 Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel.
INTRODUÇÃO
   Como é difícil aceitar o que não dar certo em nossas vidas, seja um pagamento, comida, roupa e corte de cabelo, ficamos altamente decepcionados com a situação bem como com a nossa própria pessoa, pois em nós habita uma idéia de que tudo o que fazemos é perfeito e nunca vai dar errado ou sempre vou conseguir, quando frustrados, decepcionamos.
   O resultado disso é uma demonstração de infidelidade pra com Deus,  consequentemente a sua obra sofrerá danos prejudiciais ao seu crescimento, compromisso e testemunho local.
EXEMPLOS
1.      CORÁ, DATÃ E ABIRÃO –
1 ¶ Corá, filho de Isar, filho de Coate, filho de Levi, tomou consigo a Datã e a Abirão, filhos de Eliabe, e a Om, filho de Pelete, filhos de Rúben.
2  Levantaram-se perante Moisés com duzentos e cinqüenta homens dos filhos de Israel, príncipes da congregação, eleitos por ela, varões de renome,
3  e se ajuntaram contra Moisés e contra Arão e lhes disseram: Basta! Pois que toda a congregação é santa, cada um deles é santo, e o SENHOR está no meio deles; por que, pois, vos exaltais sobre a congregação do SENHOR?
2.      ELIAS –

21 ¶ Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.
22  Então, disse Elias ao povo: Só eu fiquei dos profetas do SENHOR, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta homens.

3.      JÓ –
6  Disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está em teu poder; mas poupa-lhe a vida.
7 ¶ Então, saiu Satanás da presença do SENHOR e feriu a Jó de tumores malignos, desde a planta do pé até ao alto da cabeça.
8  Jó, sentado em cinza, tomou um caco para com ele raspar-se.
9  Então, sua mulher lhe disse: Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre.
10  Mas ele lhe respondeu: Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.

4.      SENHOR JESUS CRISTO.

João 6:66  À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele.
    Ver como não é fácil, todos estes poderíamos humanamente falar que não deu certo, mas o que estar por trás disso tudo é que preciso continuar confiando, quando todos me abandonam, preciso permanecer fiel, mostrando que minha fé estar firme no Senhor, desmascarando os ídolos da minha propensa fé pagã.
    Observamos, Daniel escolheu ser fiel ao Senhor, medite um pouco comigo, será que mesmo quando tudo discorda do meu plano e frustrado fico, posso continuar sendo fiel a Deus? Hoje a noite as Escrituras nos responderão. Gostaria de fazer somente uma observação, “muitos são infiéis, sem que seus planos sejam contrariados, imagine quando são”.
OBJETIVO: DEIXAR OS CRENTES PREPARADOS TODOS OS MOMENTOS EM FIDELIDADE EM SUA VIDA AO SENHOR.
IDÉIA DO TEXTO: A MINHA FIDELIDADE DIANTE DO MESTRE.
PERGUNTA DO TEXTO: O MESTRE ME ENCONTRARÁ FIEL?
RESPOSTA DO TEXTO: VEREMOS TRÊS SITUAÇÕES QUE PODEMOS SER ENCOTRADO FIEL AO MESTRE.
ESBOÇO
5 ¶ Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, apresentou sê-lhe um centurião, implorando:
6  Senhor, o meu criado jaz em casa, de cama, paralítico, sofrendo horrivelmente.
7  Jesus lhe disse: Eu irei curá-lo.
8  Mas o centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado.
9  Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, tenho soldados às minhas ordens e digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz.
10  Ouvindo isto, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta.
11  Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus.
12  Ao passo que os filhos do reino serão lançados para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes.
13  Então, disse Jesus ao centurião: Vai-te, e seja feito conforme a tua fé. E, naquela mesma hora, o servo foi curado.
I.                    POSSO SER FIEL AO MESTRE QUANDO EXERCITO MINHA FÉ SOMENTE NELE. (MT 8.5-12)
a.      Implorando sua ação sobrenatural em minha vida. 5
- chorar alto como uma manifestação de sentimento, esp. um clamor por ajuda 2564-gritar, tendo um propósito 2896-gritar com crueldade, frequentemente de som inarticulado e brutal 2905-intensivo de 2896 denota gritar grosseiramente, com desprezo, etc.

b.      Reconhecendo minha insignificância diante de Jesus. 6
1) paralítico
1a) que sofre de atrofia dos nervos da face
1b) inválido, débil nos membros (braço, perna, etc.)

c.       Intendendo que Jesus sempre me ouvirá. 7
- Observamos que Jesus sempre está disposto a nos escutar quando em fé nos aproximamos Dele, observem que Ele, “Eu vou cura-lo”, irmãos, preciso lembrar que em outra passagem bíblica Jesus disse que não era sua hora, e em outra Ele passou dois dias pra chegar lá, quero destacar aqui a rapidez da resposta com fé.
d.      Aplicando a fé bíblica em minha vida. 8,9
- acreditara na ação sobrenatural de Deus agindo em nossas vidas.
e.      Uma fé reconhecida pelo Mestre. 10
- O texto diz que Jesus admirou-se , a idéia é;
 1) admirar-se, surpreender-se, maravilhar-se
2) estar surpreendido, ser tido em admiração

f.        Aplicação testemunhal de fé transformadora. 11-13
- Nesta passagem Jesus faz uma comparação da fé de alguns servos Dele, com pessoas que pareciam ser Dele mas nunca exercitavam uma fé que evidenciasse essa realidade.

PARA PENSAR

1.      Você tem sido fiel quando a doença te visita?

II.                  POSSO SER FIEL AO MESTRE QUANDO DOU ATENÇÃO A SUAS PALAVRAS. (LC 10.38-41)

a.      MARTA.   
                                                        
1.      Hospedou Jesus.
2.      Ocupada em muitos serviços.
3.      Acha que só ela faz coisas.
4.      Agitada.  
        1) separar, afastar, distrair
      2) metáf.
     2a) entrar num estado de estresse mental, estar distraído
    2b) estar superocupado, bastante atarefado, a respeito de algo
                                                                  -
b. MARIA.
1.   Estava aos pés de Jesus.
Quedava-se 
1) fazer sentar ao lado de
2) colocar ao lado, perto
3) sentar junto a
 2.  O essencial foi escolhido por Maria.
1) selecionar, escolher, selecionar ou escolher para si mesmo
1a) escolher entre muitos, como Jesus que escolheu seus discípulos
1b) escolher alguém para um ofício
1c) de Deus que escolhe quem ele julga digno de receber seus favores e separa do resto da humanidade para ser peculiarmente seu e para ser assistido continuamente pela sua graciosa supervisão
1c1) i.e. os israelites
1d) de Deus Pai que escolhe os cristãos como aqueles que ele separa da multidão sem religião como seus amados, aos quais transformou, através da fé em Cristo, em cidadãos do reino Messiânico:(#Tg 2.5) de tal forma que o critério de escolha arraiga-se unicamente em Cristo e seus méritos


Ilustração
NÃO DESISTA NUNCA!
Um homem investe tudo o que tem numa pequena oficina. Trabalha dia e noite, dormindo apenas quatro horas por dia. Dorme ali mesmo, entre um pequeno torno e algumas ferramentas espalhadas. Para poder continuar seus negócios, empenha sua casa e as jóias da esposa.

Quando, finalmente, apresenta o resultado de seu trabalho a uma grande empresa, recebe a resposta que seu produto não atende o padrão de qualidade exigido.

O homem desiste? Não! Volta à escola por mais dois anos, sendo vítima da chacota de seus colegas e de alguns professores, que o chamam de "louco".

O homem fica ofendido? Não! Dois anos depois de haver concluído o curso de Qualidade, a empresa que o recusara finalmente fecha contrato com ele.

Seis meses depois, vem a guerra. Sua fábrica é bombardeada duas vezes. O homem se desespera e desiste? Não! Reconstrói sua fábrica, mas um terremoto novamente a arrasa.

Você pensará, é claro: bom, agora sim, ele desiste! Mais uma vez, não!

Imediatamente após a guerra há uma escassez de gasolina em todo o país e este homem não pode sair de automóvel nem para comprar alimentos para sua família.

Ele entra em pânico e decide não mais continuar seus propósitos? Não!

Criativo, ele adapta um pequeno motor à sua bicicleta e sai às ruas. Os vizinhos ficam maravilhados e todos querem as chamadas "bicicletas motorizadas". A demanda por motores aumenta e logo ele não conseguiria atender todos os pedidos! Decide montar uma fábrica para a novíssima invenção. Como não tem capital, resolve pedir ajuda para mais de quinze mil lojas espalhadas pelo país. Como a idéia parece excelente, consegue ajuda de 3.500 lojas, as quais lhe adiantam uma pequena quantidade de dinheiro...

Hoje, a Honda Corporation é um dos maiores impérios da indústria automobilística! Esta conquista foi possível porque o Sr. Soichiro Honda, o homem de nossa história, não se deixou abater pelos terríveis obstáculos que encontrou pela frente.

Em nossas vidas... Quantos de nós, desistimos por muito menos? Quantas vezes o fazemos antes de enfrentar minúsculos problemas? Todas as coisas são possíveis, quando sustentadas por um sonho e valores consistentes.

Tome a decisão de um vencedor... Jamais desista!!!


Vai desistir??? Pense bem!!!! 

* O General Douglas MacArthur foi recusado na Academia Militar de West Point, não uma vez, mas duas. Quando tentou pela terceira vez, foi aceito e marchou para os livros de história.

* O superstar do basquete, Michael Jordan, foi cortado do time de basquete da escola.

* Em 1889, Rudyard Kipling, famoso escritor e poeta, recebeu a seguinte resposta do jornal San Francisco Examiner : "Lamentamos muito, Sr. Kipling, mas o senhor não sabe usar a língua inglesa."

* Winston Churchill repetiu a sexta série. Veio a ser primeiro ministro da Inglaterra somente aos 62 anos de idade, depois de uma vida de perdas e recomeços. Sua maior contribuição aconteceu quando já era um "cidadão idoso".

* Os pais do famoso cantor de ópera italiano, Enrico Caruso, queriam que ele fosse engenheiro. Seu professor disse que ele não tinha voz e jamais seria cantor.

* Albert Einstein não sabia falar até os 4 anos de idade, e só aprendeu a ler aos 7. Sua professora o qualificou como "mentalmente lerdo, não-sociável e sempre perdido em devaneios tolos". Foi expulso da escola e não foi admitido na Escola Politécnica de Zurique.

* Louis Pasteur foi um aluno medíocre na escola. Dentre 22 alunos, ficava em 15° lugar.

* Em 1944, Emmeline Snively, diretora da agência de modelos Blue Book Modeling, disse à candidata Norman Jean Baker ( Marilyn Monroe) : "É melhor você fazer um curso de secretariado, ou arrumar um marido. "

* Ao recusar um grupo de rock inglês chamado The Beatles, um executivo da Decca Recording Company disse : "Não gostamos do som. Esses grupos de guitarra já eram."

* Em 1954, Jimmy Denny, gerente do Grand Ole Opry, despediu Elvis Presley no fim da primeira apresentação, dizendo : "Você não tem a menor chance, meu filho. Melhor continuar motorista de caminhão. "

* Quando Alexander Graham Bell inventou o telefone, em 1876, não tocou o coração de financiadores com o aparelho. O Presidente Rutheford Hayes disse: "É uma invenção extraordinária, mas quem vai querer usar isso ?"

* Rafer Johnson, campeão de decatlo, nasceu com um pé torto.

* Thomas Edison fez duas mil experiências para conseguir inventar a lâmpada. Um jovem repórter perguntou o que ele achava de tantos fracassos. Edison respondeu : "Não fracassei nenhuma vez. Inventei a lâmpada. Acontece que foi um processo de 2.000 passos."

* Aos 46 anos, após anos de perda progressiva da audição, o compositor alemão Ludwig van Beethoven ficou completamente surdo. No entanto, compôs boa parte de sua obra, incluindo três sinfonias, em seus últimos anos.

(Jack Canfield e Mark Victor Hansen ) 
Autor: Desconhecido
Enviado pelo colaborador: Elaine

19  E, ao terceiro dia, nós mesmos, com as próprias mãos, lançamos ao mar a armação do navio.
20  E, não aparecendo, havia já alguns dias, nem sol nem estrelas, caindo sobre nós grande tempestade, dissipou-se, afinal, toda a esperança de salvamento.
21 ¶ Havendo todos estado muito tempo sem comer, Paulo, pondo-se em pé no meio deles, disse: Senhores, na verdade, era preciso terem-me atendido e não partir de Creta, para evitar este dano e perda.
22  Mas, já agora, vos aconselho bom ânimo, porque nenhuma vida se perderá de entre vós, mas somente o navio.
23  Porque, esta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo,
24  dizendo: Paulo, não temas! É preciso que compareças perante César, e eis que Deus, por sua graça, te deu todos quantos navegam contigo.
25  Portanto, senhores, tende bom ânimo! Pois eu confio em Deus que sucederá do modo por que me foi dito.
26  Porém é necessário que vamos dar a uma ilha.
1.      POSSO SER FIEL A DEUS QUANDO AS CRENÇAS HUMANAS ME DESAFIEM. (AT 27.19-26)
a.      Quando não há nenhuma esperança. 19-20
b.      Quando não dão atenção as minhas palavras.   21
c.       Testemunhando das promessas de Deus. 22-23     
d.       Demonstrando minha confiança em Deus nas adversidades.      

CONCLUSÃO
1.      Será que posso confiar em Deus quando tudo é contrário?
2.      Tenho sofrido por culpa de quem?
     Acreditar em Deus não simplesmente crer que Ele existe, significa manter um relacionamento fiel em todos os momentos de nossas vidas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACOMODAÇÃO EM NOSSA VIDA COM DEUS

OS FILHOS SÃO BENÇÃOS DE DEUS

NÃO SOU DIGNO