JESUS: “O VERDADEIRO CAMINHO PRA O CÉU”.

JESUS: “O VERDADEIRO CAMINHO PRA O CÉU”.
TEMA DO DIA 




PERGUNTAS QUE NOS CONDUZEM AO VERDADEIRO CAMINHO PRA O CÉU
TEXTO: JOÃO 13.36-38 (Mt 26.31-35,Mc 14.27-31,Lc 22.31-34)
36 ¶ Perguntou-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Respondeu Jesus: Para onde vou, não me podes seguir agora; mais tarde, porém, me seguirás.
37  Replicou Pedro: Senhor, por que não posso seguir-te agora? Por ti darei a própria vida.
38  Respondeu Jesus: Darás a vida por mim? Em verdade, em verdade te digo que jamais cantará o galo antes que me negues três vezes.

INTRODUÇÃO
        Amados, as perguntas são reais em nossas vidas; o que vou comer hoje? Qual roupa vestirá ele hoje? O que o pastor vai pregar hoje? Precisamos acrescentar aqui que as perguntas são resultado de nossas dúvidas, se não tivéssemos dúvidas, não precisaríamos fazer perguntas.
       Levando nossos pensamentos a eternidade, temos algumas perguntas que são cruciais em relação a este assunto, uma delas é “Qual o caminho que me conduz ao céu”, vem então algumas respostas básicas que nos são apresentadas por pessoas que muitas vezes respondem com fé que á de concretizar a mesma, vejamos algumas respostas;
1º Se eu for religioso e fizer boas obras serei salvo.
2º Se eu não pecar contra Deus.
3º Se fizer por onde.
4º Se eu tiver uma religião.
5º Se eu passar pra lei dos crentes.
       Meus queridos amigos, entendemos que estas respostas são totalmente contrárias as Escrituras, pois existe somente um caminho que nos conduz ao céu, durante estes dia estiraremos mostrando que JESUS CRISTO É O VERDADEIRO CAMINHO PRA SERMOS SALVOS.
     Vejamos dois versículos iniciais:
Mateus 7.13  Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela),
Mateus 7.14   Porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.
    O Senhor Jesus mostra que existe um único caminho que nos conduz a vida, mas na frente nos evangelhos diz;
João 14.6
 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
     Agora que foi mostrado o verdadeiro caminho, gostaria de avaliara com os amados e amigos três perguntas que nos levaram ao verdadeiro conhecimento do caminho pra o céu.
PROPÓSITO: MOSTRA QUE EM CRISTO JESUS TEREMOS O CAMINHO ETERNO NA PRESENÇA DE DEUS.
PROPOSTA: A DÚVIDA SOBRE O VERDADEIRO CAMINHO PRA CÉU.
ORAÇÃO INTERROGATIVA: QUEM PODERÁ TIRAR A DÚVIDA SOBRE O VERDADEIRO CAMINHO PRA O CÉU?
ORAÇÃO DE TRANSIÇÃO: O SENHOR JESUS CRISTO TIRARÁ A NOSSA DÚVIDA SOBRE O VERDADEIRO CAMINHO PRA O CÉU..
ESBOÇO
I.                    POR SER ELE O VERDADEIRO CAMINHO PRA O CÉU. 36,14.6

a.      Jesus ensinou a seus discípulos.

1.       Pedro havia sendo ensinado pelo Senhor Jesus Cristo durante os três anos de ministérios do mesmo.
2.       empre em seus ensinamentos, Jesus ensinava a sua vida do céu bem como sua ida pra o céu.
João 8:21  De outra feita, lhes falou, dizendo: Vou retirar-me, e vós me procurareis, mas perecereis no vosso pecado; para onde eu vou vós não podeis ir.
João 8:22  Então, diziam os judeus: Terá ele, acaso, a intenção de suicidar-se? Porque diz: Para onde eu vou vós não podeis ir.

b.      Jesus tinha ensinado aos seus ouvintes. Mateus 10.28-33
1.       Desde a escolha dos seus discípulos, havia uma ligação da sua ida a Jerusalém, bem como sua morte sepultamento e ressurreição.
2.       Mesmo que um dia o apóstolo Pedro disse quem era Jesus, e pouco depois o impedido de ir a cruz, agora não sabe pra onde vai.

                               Mateus 16:22  E Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo:
                                     Tem  compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá.
Mateus 16:23  Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens.

c.       Jesus mostrou que veio de lá e voltaria.

1.       Sempre em seu ministério, Jesus demonstrava uma vivida ida a Cruz, logo após o céu.
- É descrito como um reino (2 Pe 1:11)
- Uma herança (1 Pe 1:4)
- Uma pátria e uma cidade (Hb 11 :16)
- Um lar (Jo 14:2).
2.       Demonstrava também sua maneira de obedecer a Deus ao ir pra cruz do calvário.
Mateus 16:21  Desde esse tempo, começou Jesus Cristo a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado no terceiro dia.
João 5:43  Eu vim em nome de meu Pai, e não me recebeis; se outro vier em seu próprio nome, certamente, o recebereis.
João 8:42  Replicou-lhes Jesus: Se Deus fosse, de fato, vosso pai, certamente, me havíeis de amar; porque eu vim de Deus e aqui estou; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.
João 16:27  Porque o próprio Pai vos ama, visto que me tendes amado e tendes crido que eu vim da parte de Deus.
ILUSTRAÇÃO
BÚSSOLA INDICANDO O CAMINHO - "DESPERTA, TU QUE DOR¬MES"
     Visitando uma fábrica de bússolas, um estudante curioso notou grande numero de aparelhos novos e polidos. Alguns tinham as agulhas apontadas para a direção norte e, mudando-se a posição da bússola, a pequena agulha voltava-se sempre para a mesma direção. Outros tinham as agulhas todas paradas, não se mexiam: bússolas inúteis. Qual a explicação? O fato é que as primeiras estavam imantadas e as outras não. Da mesma forma, quando o amor de Cristo é comunicado a nós e ficamos cheios do seu poder, nossa vida aponta sempre para o rumo de Deus.
II.                 JESUS DISSE QUE TEM O TEMPO CERTO PARA IRMOS PRA O CÉU.. 37

a.      Jesus aqui estava referindo-se a sua morte.
1.       Este discípulo em particular, tinha uma resistência contra os planos de Deus em sua vida, quando Jesus dizia algo ele não aceitava.

- Mateus 14:28  Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas.
- Mateus 14:29  E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus.
- Mateus 16:22  E Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá.
- Mateus 16:23  Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens.
- Mateus 18:21  Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes?
- Mateus 19:27  Então, lhe falou Pedro: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos; que será, pois, de nós?
- Mateus 26:33  Disse-lhe Pedro: Ainda que venhas a ser um tropeço para todos, nunca o serás para mim.
2.       Chamamos Senhor, mas queremos fazer nossa vontade.
de kuros (supremacia); TDNT-3:1039,486; n m

1) aquele a quem uma pessoa ou coisas pertence, sobre o qual ele tem o poder de decisão; mestre, senhor    1a) o que possue e dispõe de algo.
- proprietário; alguém que tem o controle da pessoa, o mestre no estado: o soberano, príncipe, chefe, o imperador romano.
- é um título de honra, que expressa respeito e reverência e com o qual servos tratavam seus senhores.
-  título dado: a Deus, ao Messias

3.       Precisamos de alguém que de fato nos tires das trevas, colocando-nos no caminho da luz.
1 João 2:11  Aquele, porém, que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos.
João 6:68  Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna;

b.      Jesus fazia aqui uma aplicação futura da vida de seu seguidor.

1.       Pedro o haveria de segui-lo.
- Aqui o Jesus não repreendeu Pedro por lhe perguntar para onde estava indo, mas sua resposta foi um tanto enigmática. Um dia, Pedro "seguiria" Jesus até a cruz (Jo 21 :18, 19; 2 Pe 1:12-15) e, depois, até o céu. Diz a tradição que Pedro foi  crucificado, mas pediu para ser colocado de cabeça para baixo, pois não se considerava digno de morrer da mesma forma que o Mestre. (C.W)

JOÃO

18  Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres.
19  Disse isto para significar com que gênero de morte Pedro havia de glorificar a Deus. Depois de assim falar, acrescentou-lhe: Segue-me.

II PEDRO

12 ¶ Por esta razão, sempre estarei pronto para trazer-vos lembrados acerca destas coisas, embora estejais certos da verdade já presente convosco e nela confirmados.
13  Também considero justo, enquanto estou neste tabernáculo, despertar-vos com essas lembranças,
14  certo de que estou prestes a deixar o meu tabernáculo, como efetivamente nosso Senhor Jesus Cristo me revelou.
15  Mas, de minha parte, esforçar-me-ei, diligentemente, por fazer que, a todo tempo, mesmo depois da minha partida, conserveis lembrança de tudo.

2.       Seus planos são completamente perfeitos.
Salmos 18:30  O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam.
Mateus 19:21  Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me.
3.       Seus planos são completamente diretivos.
Provérbios 11:14  Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança.

c.       Acredite na vontade de Deus.
1.       A vontade de Deus se concretiza redentivamente em nossas vidas pra salvar o pecador.
2.       Você precisa entender que o único caminho pra você chegar ao céu, foi providenciado por um plano eterno da trindade.
APLICAR
1.       Como tem sido sua vida diante de Deus?

ILUSTRAÇÃO
2 - Eu não sei o caminho
Um menino viera com seus pais morar no subúrbio de uma de nossas cidades.
Em seus passeios pelo bairro, foi longe demais e não conseguiu descobrir o caminho para casa.
Não lembrava o nome do bairro e nem da rua em que morava.
Quem poderia ajudar o menino?
Fazia tempo que estava perambulando pelas ruas.
Até que, vindo uma senhora, o menino tomou ânimo para pedir-lhe ajuda.
"Preciso ir para casa mas não sei o caminho. A senhora pode me ajudar?"
"Escute aqui, menino", disse a senhora, "se você precisa de uma informação ou ajuda de minha parte, então limpe primeiro o seu nariz, lave o rosto, tire as mãos do bolso, fale direito, e, antes de tudo, peça licença para falar comigo, ouviu?"
"Isto é muito complicado", respondeu o menino.
"Neste caso prefiro andar perdido e achar o caminho sozinho".
Pode ser que essa senhora tenha desejado oferecer ao menino uma lição de boas maneiras com o melhor propósito.
Entretanto, as exigências daquela senhora pareciam muito complicadas.
Na situação espiritual ocorrem episódios idênticos.
Quanta gente há que está perdida pelas estradas do mundo!
E, à beira do caminho, surgem pessoas que, em lugar de oferecerem informações seguras, preferem dar lições de boas maneiras e de boas obras.
Desta forma o caminho para o céu, tão simples e claro em Jesus Cristo, é complicado pelos milhares de falsos guias.
III.               JESUS NOS DESAFIA A ENTRAR NO VERDADEIRO CAMINHO PRA O CÉU.  38

a.      Você estaria disposto a entrar neste caminho.

1.       A quem tens dado sua vida?
2.       Esta pessoa, religião, deuses são o caminho pra o céu?
3.       Por que não te entregas a Jesus Cristo?

b.       Você quer ir pra o céu.
1.       Porque você quer ao céu?
2.       Você merece ir ao céu por você mesmo?
3.        

c.       Você agiria como Pedro.
1.       Não aceitando as palavras de Jesus.
2.       Não reconhecendo o plano de Deus.
3.       Não dando a vida a Jesus agora.
CONCLUSÃO
 Você está disposto a buscar ao Senhor através de sua vida a Deus, acreditamos que essas perguntas feitas nesse texto nos ajudou a compreender que somente por meio de Cristo Jesus você poderá ter acesso a Pessoa de Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACOMODAÇÃO EM NOSSA VIDA COM DEUS

OS FILHOS SÃO BENÇÃOS DE DEUS

NÃO SOU DIGNO