PR. ISRAEL ALVES
TEMA: A MENTIRA DE UM SERVO
TEXTO:  II REIS 5.20-27 


20  Geazi, o moço de Eliseu, homem de Deus, disse consigo: Eis que meu senhor impediu a este siro Naamã que da sua mão se lhe desse alguma coisa do que trazia; porém, tão certo como vive o SENHOR, hei de correr atrás dele e receberei dele alguma coisa.
21  Então, foi Geazi em alcance de Naamã; Naamã, vendo que corria atrás dele, saltou do carro a encontrá-lo e perguntou: Vai tudo bem?
22  Ele respondeu: Tudo vai bem; meu senhor me mandou dizer: Eis que, agora mesmo, vieram a mim dois jovens, dentre os discípulos dos profetas da região montanhosa de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas vestes festivais.
23  Disse Naamã: Sê servido tomar dois talentos. Instou com ele e amarrou dois talentos de prata em dois sacos e duas vestes festivais; pô-los sobre dois dos seus moços, os quais os levaram adiante dele.
24  Tendo ele chegado ao outeiro, tomou-os das suas mãos e os depositou na casa; e despediu aqueles homens, que se foram.
25  Ele, porém, entrou e se pôs diante de seu senhor. Perguntou-lhe Eliseu: Donde vens, Geazi? Respondeu ele: Teu servo não foi a parte alguma.
26  Porém ele lhe disse: Porventura, não fui contigo em espírito quando aquele homem voltou do seu carro, a encontrar-te? Era isto ocasião para tomares prata e para tomares vestes, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas?
27  Portanto, a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então, saiu de diante dele leproso, branco como a neve.

INTRODUÇÃO


    O servo é alguém muito especial, são inúmeros motivos que temos que agradecer a Deus pelos servos que Ele coloca em nossas vidas, há um relacionamento verdadeiro e experiências são compartilhadas uns com os outros.
    O servo dia a dia deve assimilar o que o seu mestre estar lhe ensinando, assim terá plenas condições de idealizar em sua vida um futuro serviço ao Senhor liderando outras pessoas. Mas quando o servo age de uma forma contraria aos ensinamentos do seu mestre, resultará em graves consequências a sua vida e daqueles que o cercam.
   Você que é servo de Deus, tem vivido mentiras na presença de seu Mestre? Tem mentido nas suas orações? Tem mentido nos seus relacionamentos? Tem mentido para seus líderes? Tem mentido nos seus deveres como membro da igreja local e universal?
     Quando mentimos, ferimo-nos a nós mesmos. A Bíblia diz em Efésios 4:25 “Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros.”
O nono mandamento proíbe a mentira. A Bíblia diz em Êxodo 20:16 “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.”
Quando mentimos não estamos seguindo o exemplo de Jesus. A Bíblia diz em Colossenses 3:9-10 “Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.”
Deus detesta a mentira. A Bíblia diz em Provérbios 12:22 “Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor; mas os que praticam a verdade são o seu deleite.”
Os que mentem são excluídos da presença de Deus. A Bíblia diz em Salmos 101:7 “O que usa de fraude não habitará em minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos.”
Os que são desonestos não serão permitidos entrar na cidade de Deus. A Bíblia diz em Apocalipse 22:15 “Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira.”
Somos considerados mentirosos se dizemos que somos cristãos mas não obedecemos a Deus. A Bíblia diz em 1 João 2:4 “Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.”
Os hipócritas são mentirosos. A Bíblia diz em Tiago 3:14 “Mas, se tendes amargo ciúme e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.”
Deus nos perdoará. A Bíblia diz em 1 João 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”


PROPÓSITO: RECONHECER QUE A MENTIRA NÃO PROCEDE DE DEUS, MAS QUE TAMBÉM TEM SUAS CONSEQUENCIAS.

PROPOSTA: A MENTIRA NA VIDA DE UM SERVO.

ORAÇÃO INTERROGATIVA: O QUE PODE CAUSAR A MENTIRA NA VIDA DE UM SERVO?

ORAÇÃO DE TRANSIÇÃO: VEREMOS TRÊS MALEFICIOS QUE A MENTIRA QUE CAUSA NA VIDA DE UM SERVO.

ESBOÇO

I.                    NÃO VALORIZAMOS O NOME DE DEUS EM NOSSAS VIDAS. 20-21

a.      Não levando a serio o ensino do homem de Deus.
1.      Invocou o nome de Deus na pratica do seu pecado.
2.      Ele estava pedindo o auxilio de Deus na pratica do seu pecado.

b.      Correu pra pecar.
1.      O alvo era alcançar pra receber o não recebido.
2.      Existem pessoas que é melhor não ter um transporte, emprego, faculdade etc, pois quando obtém afastam-se de Deus.

c.       Quando não combateu o pecado em sua vida.
1.      Ele não agiu como José, fugindo do pecado, mas procurou fazer com o que a sua vida fosse levada a uma total irreverência a Deus.
2.      O que tem afastado você de Deus, dinheiro, bens, fama, posses e etc...
APLICAR
1.      Hoje agradeceu a Deus por Seu criação?


II.                  NÃO VALORIZAMOS O CARATER DO NOSSO LÍDER. 22-24

a.      Falou o que o seu mestre não falou.
1.      Parece muito que satanás fez com Eva, falando o que Deus não havia dito.
2.      Demonstrou a Naamã que Eliseu não era um homem de Palavras, mas devemos lembrar que Eliseu quando disse que não queria, usou o nome do Senhor. 16

b.      Recebeu o que o seu mestre não recebeu.
1.      Ele aceitou o inaceitável.
2.      Ele usou nomes de pessoas pra apoiar sua mentira.

c.       Deu mal testemunho a diríamos, novo convertido. 16-19
1.      Naamã era poderíamos dizer um novo.
2.      Levou Naamã acreditar que Elizeu não era um homem de palavras, dúvidas, questionamentos.

III.                NÃO VALORIZAMOS OS ENSINAMENTOS DO NOSSO LÍDER. 25-27

a.      Não assumindo nossas culpas.
1.      Ele está assumindo a mesma postura que Adão assumiu, Davi e outros que pecaram e não assumiram sua culpa diante de Deus.

b.      Não sentindo a presença de Deus em sua vida.
1.      Havia escutado de seu senhor em cuja vida era de Deus.

c.       Esquecendo-se da disciplina de Deus.
1.      O pecado causa seria consequências na vida dos servos de Deus, pois estão tratando diretamente com o Criador.
2.      Nunca haverá pecados impunes. Ez 18.20

CONCLUSÃO

   O que nos resta é apenas sofrer os resultados dos nossos pecados em nossas vidas, levando-nos a assemelhamos a satanás.
   Coloque essa verdade bíblica em sua mente, boca, olhos e todo o seu ser, Efésios 4:25 “Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros.” Assim seremos obedientes a Deus, os irmãos serão edificados e minha vida transbordara de ensinamentos práticos e transformadores.

 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACOMODAÇÃO EM NOSSA VIDA COM DEUS

OS FILHOS SÃO BENÇÃOS DE DEUS

NÃO SOU DIGNO