SOFONIAS

PREGAÇÃO BÍBLICA
PR. ISRAEL ALVES
TEMA: OS PROFETAS MENORES
PROFETA DO DIA: SOFONIAS
INTRODUÇÃO GERAL
    Tenho observado que os livros que são menos conhecidos por a maioria dos crentes são os profetas menores, acredito que por alguns motivos eles não são lidos como deveriam ser, vejamos alguns:
1.         Falta de prazer na leitura bíblica.
2.        Falta de interesse de conhecer os profetas.
3.         Acreditam não ter tanto ensinamento pra o contexto atual.
4.        Histórias que exige uma compreensão da história de Israel.
5.        Falta de incentivo da liderança.
     Estarei junto com os amados, estudando os livros dos profetas menores por algumas quartas, observando como podemos desfrutar de momentos de crescimento tirando ensinamentos pra nossas vidas. Faço então o desafio de durante os dias que se seguem, pra lermos juntos os profetas menores, assim não terão tanta dificuldade quando tivermos estudando eles.
    Vejamos quantos são os profetas menores;
1.         Oséias.
2.        Joel.
3.         Amos.
4.        Obadias.
5.        Jonas.
6.        Miquéias.
7.         Naum.
8.        Habacuque.
9.        Sofonias.
10.    Ageu.
11.     Zacarias.
12.    Malaquias.
     SOFONIAS
SEU NOME
       Quebra o silêncio que Paiva sobre Judá desde o desaparecimento de Isaías e Miquéias, pouco antes do fim do reinado de Ezequias (715-686). O filho de Ezequias, Manassés, inverteu o que parecia ser a desesperada política anti-Assiria de seu pai. Ezequias e Jeruzalém podem ter sobrevivido, mas o resto da região foi devastado, e os recursos do pais, exauridos. Manasses chegou a introduzir ritos de fertilidade no templo de Jerusalém. (II Reis 21.1-2). A tradição rabínica diz que Isaias foi martirizado nesta época. Sofonias talvez tenha sido o primeiro a falar abertamente contra tais “Atos abomináveis” (II Reis 21.2) no inicio do reinado de Josias, neto de Manassés. (640-609 Ac) Comentário de Sofonias)
 distante.

CONTEXTO HISTÓRICO
    Sofonias (“Javé entesoura”) profetizou nos dias de Josias, um rei piedoso cuja fé e energia produziu um reavivamento marcante em Israel. Mas este livro não menciona tal fato; antes, começa com uma declaração do impetuoso julgamento de Deus, o qual consumirá tudo sobre a terra. O reavivamento era somente exterior: a real essência do coração daquele povo permanecia a mesma, e isso ficou evidente após a morte de Josias.
    Apesar da melhoria que houve na vida da nação, Deus já tinha determinado que o julgamento alcançaria todas as direções, em cujo centro estaria Judá e Jerusalém.
    Contudo, o livro também fala sobre as grandes bênçãos que o julgamento divino produzirá no futuro. O povo será purificado, e o Senhor Deus estará no meio da cidade antes culpada e salvará essa nação aflita e Se alegrará sobre ela, descansando em Seu amor.
     O árduo trabalho de Deus terá enfim acabado e o lamento de Seu coração por causa daquele povo se transformará em cântico de exultação.
     Pensar que os aparentes reavivamentos de hoje em dia irão impedir que o julgamento de Deus recaia sobre a cristandade é um erro fatal. A mensagem deste livro nos preservará de cair nesta armadilha. A vinda do Senhor é eminente!

CONTEUDO
    
    O anuncio da idolatria do povo, onde não havia vidas voltadas pra Deus. Sofonias declara então o julgamento de Deus, tanto contra a idolatria dos vizinhos de Judá (2.4-15)  quanto contra a idolatria de Jerusalém. 1.4-18, 3.1-7
MENSAGEM CENTRAL
       O tema da sua mensagem é que o Senhor ainda está firmemente em controle do Seu mundo, apesar das aparências contrárias, e que comprovará isto no futuro próximo ao aplicar um castigo terrível sobre a nação desobediente de Judá, e completa destruição sobre as nações pagãs gentias. Somente através dum arrependimento em tempo é que haverá possibilidade de escape à ira de Deus. (Merece confiança o Antigo Testamento, Pg 292)

DATA
    Sofonias dá o período de tempo geral do seu escrito como sendo “nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá” (1.1), cerca de 640 a 609 aC. O auge da reforma de Josias foi nos anos 620. Visto que a queda de Nínive em 612 aC ainda não havia acontecido (2.13,15), a maioria dos estudiosos estabelece a data dos ecritos entre 630 3 627 aC. Seus contemporâneos incluem Jeremias e Naum.

ESBOÇO DE SOFONIAS

       A RESOLUÇÃO DO SENHOR. (SF 1.1-6)

a.     Para julgar completamente. 1.2-4

- Consumirei. 2 (cessar, chegar ao fim)
1.  Todas as coisas.
2.  Os homens. 3
3.  Os animais. 3
4.  As aves do céu. 3
5.  Os peixes. 3
6.  As ofensas dos perversos. 3

- Exterminarei. 3 (cortar, cortar fora, derrubar, cortar uma parte do corpo, arrancar, eliminar, matar, fazer aliança)

1. Os homens.
                     2. O resto de Baal. (senhor- 1. divindade masculina suprema dos cananeus ou fenícios).

3. O nome dos ministrantes. (sacerdote, sacerdote idólatra)

4. Os sacerdotes.
     - sacerdote, oficiante principal ou governante principal
1a) rei-sacerdote (Melquisedeque, Messias)
1b) sacerdotes pagãos
1c) sacerdotes de Javé
1d) sacerdotes levíticos
1e) sacerdotes aadoquitas
1f) sacerdotes araônicos
1g) o sumo sacerdote

- Estenderei a mão. 4  (Ex 34.12-17)
1. Contra Judá.
2. Contra Jerusalém.

b.     Para julgar equitativamente. 1.5-6 (Oseias 5.15-6.7)

- Caracterizado por equidade.  
- Que é justo ou reto.
1. Os que adoram o exército do céu. Divindades assírias (Je 8.1-3, Ez 8.16-18)
2. Os que adoram o Senhor.
3. Os que juram Ele.
4. Também adoram Milcom: Era o deus dos Amonitas, que habitavam a Transjordânia. (I Rs 11.5)
- O POVO ESTAVA APLACANDO A CONSCIÊNCIA, POIS ELES TAMBÉM “SE PROSTAVAM DIANTE DO SENHOR”; ESSES TRAIDORES FORAL HÁ MUITO TEMPO CONDENADOS PELO PROFETA ELIAS. ( I RS 18.21
Pensamento
1.     Vendo o exemplo que o povo passaria, vale a pena teimar com Deus?


              O DIA DO SENHOR. 1.7-3.8

a.     As pessoas mencionadas. 1.7-13
- os poderosos: muito independentes para ouvir. 1.10,11
. Porta do peixe.  (Porta de Damasco)
. Cidade baixa.
. Outeiros.
- A turba: muito injusta para ouvir. 1.9
- Os comerciantes: muito envolvidos para ouvir. 1.10,11
- A maioria: muito indiferente para ouvir. 1.12,13

b.     O período mencionado. 1-14-18
- Sua proximidade. 1.14
- Sua natureza. 1.15-18
- os lugares mencionados. 2.1-3.8
. As condições morais e religiosas então prevalecentes eram baixas, devido à influência maligna dos reinados de Manassés e Amom. 3.1-3,7
Pensamento

  A LIBERTAÇÃO DO SENHOR. (SF 3.9,20)

a.     O ajuntamento de Israel. 3.9, 10
b.     O arrependimento de Israel. 3.11-13
c.      O regozijo de Israel. 3.14,15
d.     O redentor de Israel. 3.16-20


CONCLUSÃO
  Deus nos conceda um espírito voluntario e submisso a sua vontade todos os dias de nossa vida.




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