REAÇÕES DIANTE DOS ATOS DE DEUS

TEMA: REAÇÕES DIANTE DOS ATOS DE DEUS.
TEXTO: JOÃO 9.1-41

INTRODUÇÃO
   Quantas vezes não questionamos diante de Deus aquilo que acontece em nossas vidas ou na vida daqueles que são próximos de nós, os atos de Deus nos são pesados muitas vezes.
   As reações aos atos de Deus em nossas vidas são diversificados, esperamos algumas reações, outras nos surpreende, mas uma reação demonstrada em Cristo Jesus, expressa confiança, aceitação e continuidade de vida na presença do Senhor.
   Os atos de Deus são perfeitos e direcionados para sua glória e edificação do seu povo.
   Os atos de Deus são realizados durante os tempos que traçam a história da humanidade.
    As pessoas podem reagir de duas maneiras, sendo que cada uma tem suas nuances, as quais são:
1.    Aceitar e viver a vontade de Deus em sua vida.
2.    Indignar-se, voltando-se em descrédito aos planos de Deus.
   Nessa noite gostaria de meditar com os amados sobre a ação de Deus na vida de um pecador, observando a reação do povo e do próprio Filho de Deus diante da ação de Deus em sua vida.
Propósito: PODEMOS CONTEMPLAR A AÇÃO DE DEUS NA VIDA DO PECADOR E AJUDA-LO A CRESÇER NA FÉ.
PROPOSTA: OS ATOS DE DEUS NA VIDA DOS SEUS SERVOS.
O. INTERROGATIVA: COMO AGIR DIANTE DOS ATOS DEUS NA VIDA DOS SEUS SERVOS?
O. TRANSIÇÃO: VEREMOS TRÊS MANEIRAS DE AGIR DIANTE DOS ATOS DE DEUS NA VIDA DOS SEUS SERVOS.

ESBOÇO
I.                AGIR COM DUVIDAS.

- DISCÍPULOS.

. QUEM PECOU? 2

“Todos nós queremos questionar os atos de Deus na vida dos outros  como tudo que acontecesse fosse resultado de pecado, dele ou dos outros”.

“A falta de crença em Deus, também está ligada a não aceitação dos atos de Deus, que se manifestam em determinados tempos na vida daqueles que de maneira especial usa para a sua glória, o resultado é a edificação do seu povo”.

“Acredito que muitos de nós temos essas mesmas perguntas dos discípulos, mas não temos coragem e desejo de ter mais convicção, quando no silencio dos nossos corações alimentamos a incredulidade contra os atos de Deus”

- FARISEUS.

. COMO CHEGARA A VER?  15
. COMO UM HOMEM PECADOR FAZER TAMANHOS SINAIS? 16
. QUE DIZES TU A RESPEITO DO QUE TE ABRIU OS OLHOS? 17
. ESTE É VOSSO FILHO? 19
. COMO VÊ AGORA? 19
. QUE TE FEZ ELE?
. NASCIDO EM PECADO E NOS ENSINA?

“São tantas indagações de um grupo que deveria expressar sua maior confiança em Deus e aceitação dos atos de Deus na vida dos pecadores.”

“A revolta maior desse grupo é eles compreenderem que é Deus que tem o controle de todos os seus atos, não religião ou líderes religiosos que manipulam o povo”.
“Lutaram de todas as formas para negar os atos de Deus, isso mostra que podemos ter varias observações humanas na rejeição dos atos de Deus na vida dos seus servos, mesmo que o servo não veja assim”.

- PAIS.

.  NÃO SABEMOS COMO VÊ AGORA?

“O que nós fazemos para agradar a gregos e troianos, os atos de Deus são aceitos em parte, reconhecemos que falta coragem da vida de alguns em entender e aceitar os atos de Deus”.
“Você percebe que os atos de Deus são realizados na vida de quem ele quer? Mas aprovas por completo em sua vida?”

II.              AGIR COM FÉ.

- JOÃO.

“O escrito usado por Deus que em suas cartas nos conduz a agir com fé em Deus, acreditando nas realizações dos atos de Deus.” Jo 20.31

“João estava presente neste momento e evidenciou a falta de compreensão que seus companheiros de ministério tinham da realização da obra de Deus em um tempo específico”.

- CEGO.

“O mais atingido com a não aceitação dos atos de Deus em sua vida.”

“Aquele que mais expressou gratidão por ter acontecido o ato de Deus em sua vida, defendeu, alegrou-se, confessou e ajoelhou-se aos pés de Jesus”.

“três pessoas são destacáveis neste texto, João, Cego e Jesus, isso dar-se por suas palavras e comportamentos ante os atos de Deus”.

“O cego já passava por uma vida de total rejeição em seu contexto vivencial, mesmo depois dos atos de Deus em sua vida, as pessoas desejaram não aceitar a mudança em sua vida, mostrando assim a força que Deus estava dando a esse homem através do ato transformador em sua vida.”

- JESUS.

“Aquele que esclareceu, transformou e direcionou a vida daquele que Dante erra cego, mais agora estava enxergando em diversos aspectos”.


III.            AGIR COM SABEDORIA NO FAZER A VONTADE DE DEUS.

- DANDO ORIENTAÇÕES BÍBLICAS.

“Vai.”

“Encontra.”

“Encorajar.”

“Direciona.”

- FAZENDO-SE PRESENTE NO TEMPO CERTO.

“Jesus aparece em nossas vidas no momento certo, aqui aplicar-se aquele versículo de Sl 27.10”

“Deus pode colocar sua vida na vida dessas pessoas que acontecem seus atos, assim estaremos realizando a sua vontade.”



- INSTRUINDO DE MANEIRA SABIA.

“A sabedoria está nas palavras, aceitação e compreensão dos atos de Deus em nossas vidas, ou na vida daqueles que nos amam, sabemos que isso só é possível quando dedicamos o nosso viver a Deus dependendo sua obra.”

CONCLUSÃO
      Deus tem usado situações em nossas vidas para manifestar sua obra em nossas vidas, necessitamos agir com fé, sabedoria, assim afastaremos todas as dúvidas do nosso viver. Haverá uma maior possibilidade de servir a Deus e nos contentamos com sua vontade para nossas vidas.

Pr. Israel Alves


     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACOMODAÇÃO EM NOSSA VIDA COM DEUS

OS FILHOS SÃO BENÇÃOS DE DEUS

NÃO SOU DIGNO