UM CRISTÃO INDIFERENTE

PREGAÇÃO BÍBLICA

TEXTO:  GÁLATAS 5.1-12

TEMA: UM CRISTÃO INDIFERENTE I

INTRODUÇÃO


1.    O que é?
   Indiferença, do latim indifferentĭa, é o estado de espírito em que uma pessoa não sente inclinação nem repulsa para com outro sujeito, objecto ou assunto. Pode tratar-se de um sentimento ou de uma postura para com alguém ou algo que se caracteriza por não ser nem positivo nem negativo.

2.    O que ela faz com a minha vida?   A indiferença, por conseguinte, é um ponto intermédio entre o apreço e o desprezo.

3.    E Os outros?  Os indiferentes, de uma forma ou de outra, ferem, rejeitam, excluem, matam.

4.    Mantenha atenção a sua fé.
 a.   Todos que agem assim, deixam o tempo passar em uma profunda falta de compromisso com a sua vida.
b.   Você pode está rejeitando não pessoas, mas de a sua própria pessoa confiar e viver em Cristo.
c.    Todos que vivem indiferente a sua fé cristã, proporcionam grandes estragos ao corpo de Cristo.
d.   Manifeste a Deus essa sua indiferença pra com a Obra Dele em sua vida, assim terás como ter a solução.

5.    O motivo do tema:
 a.   As vezes luto contra essa indifernça, ainda tenho que me aperfeiçoar nesta aréa.
b.   Veio através de estudos semanais refletindo sobre como muitos membros tem também lutado com essa indiferença diante de Deus.
c.    Até que ponto tenho matado a minha fé em Cristo?
Sejamos fortes em Cristo....Quando não nos isolamos em nossos “mundinhos”, quando evitamos pensar só em nós mesmos, quando abrimos nossos olhos e ouvidos, os sinais, a graça e o amor de Deus nos constrangem e denunciam a nossa indiferença, movendo-nos para caminhos novos que transpiram vida, justiça, esperança e paz.”
Guilherme Lieven

Observações necessárias:   Depois de defender seu apostolado e sua mensagem da justificação pela fé, Paulo aplica essa doutrina na prática da vida cristã, enfatizando que a doutrina correta resulta em uma vida correta. Seu argumento é que a santificação é uma consequência da justificação. A vida da fé genuína é mais que crer na verdade divina; é também a produção de fruto divino.

   A liberdade que Cristo nos concedeu é para viver na justiça no poder do Espírito Santo. O padrão de santidade de Deus não mudou.

    Os dois capítulos finais são um retrato da vida cheia do Espírito, da prática, pelo crente, de uma vida de fé sob o controle e energia do Espírito Santo.
PROPÓSITO: DEMONSTRAR O QUE A INDIFERENÇA CAUSA EM NOSSAS VIDAS.PROPOSTA: A INDIFERENÇA A FÉ CRISTÃ É REAL NA VIDA DO CRENTE. ESBOÇO

Gl 5.1  ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.

Verso 1. FIRMADOS EM CRISTO.

a.   O Apostolo Paulo declara que por Cristo obtivemos uma liberdade, a indiferença para com essa liberdade, poderá nos conduzir a DESPREZAR OU DEPRECIÁ-LA.
b.   O Apóstolo Paulo declara que a indiferença pra com a obra de Cristo, poderemos voltar a servidão das leis dos homens.
c.    O Apóstolo Paulo expressa que havia um grupos de pessoas que viviam indiferentes a sua fé em Cristo, os tais eram falsos, mentirosos, indignos de seguir a Cristo, a religiosidade era sua confiança de salvação, faltava uma verdadeira vida com o Senhor.
d.   O Apóstolo Paulo estava demonstrando que o Evangelho.
e.    O Apóstolo Paulo diz  que precisaria uma firmeza na vida de cada cristão, não deixando aprisionar pela consciência.
f.       O Apóstolo Paulo nos declara que Cristo é o autor da liberdade.

Gl 5.2  Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.

Verso 2. UM CHAMADO A ATENÇÃO.
a.   O Apóstolo Paulo expressa uma da ameças mais severá de serm excluídos da graça de Deus.
b.   O que significa deixardes circuncidar?
-  O Apóstolo Paulo estava combatendo um falso ensino dos tais falsos apóstolos.-  Eles estavam usando de uma maneira tal este ensino, como base na salvação da sua alma, levando muitos cristãos a serem indiferentes a sua fé no Senhor Jesus.-   Estes ensino anulavam uma fé exclusiva em Cristo Jesus.O Apóstolo Paulo declara que Cristo não deveria ser divido com a guarda da Lei para nossa salvação, mas eles e nós precisamos abraçar nossa fé em sua plenitude em Cristo Jesus.c.     Hoje também temos os falsos apóstolos, profetas, pastores, missionários, lideres e etc. Invertam determinados rituais para os seus fiéis serem salvos. Como saber se é um falso ensino? MESCLAR A GRAÇA DE CRISTO CRISTO COM OS MÉRITOS DAS OBRAS.
d.   Quais os erros dos Gálatas aqui?
- Estavam negando o ponto principal da doutrina do Evangelho, A SALVAÇÃO UNICAMENTE POR CRISTO.e.    A EXPRESSÃO: “Eis que eu, Paulo”:
- Ele põe diante deles e menciona seu nome, para que não parecesse que tratava de um caso duvidoso.-  O Apóstolo Paulo mostra que haviam adversários, mas não tinha medo de colocar seu nome em jogo. Gl 5.3 E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.

Verso 3. UM RUMO DIFERENCIADO.a.   Aquele que é um verdadeiro devedor da lei, sempre será culpado diante de Deus. A indiferença me conduz a buscar uma vida centralizada no pecador.
b.   Ninguém jamais foi encontrado e o será que o guarde a Lei.
c.    A contradição, participar da graça X Obrigadoa guardar a Lei.
d.   Observação acerca do ensino de Apóstolo Paulo:
-    Neste contexto está fazendo uma declara do ponto de vista humano,
-  A circuncisão era como varios símbolos do passado com ensino futuro, ligando a Cristo.- Ao encontrar cristãos indiferentes a graça o Apostolo Paulo declara, gaurdem a lei completamente, mas mesmo assim não declarem-se salvos.- Aqui podemos ver Vimos como Paulo refutou os judeus legalistas que se infiltraram nas igrejas.
- Ele considerava esse fato um assalto diabólico ao evangelho, puro e simples, da justificação pela fé. Circuncisão: a maioria dos judeus do período do Novo Testamento cria que a circuncisão não apenas separava os israelitas dos outros homens como o povo escolhido de Deus, mas também os tornava aceitáveis a Deus. Gl 5.4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.
 Verso 4. TROCANDO VALORES ETERNOS POR EGOCENTRICOS.a.   A palavra grega para “desligar-se” significa, ser alienado” ou “separado”.
b.   A Palavra para “decair” significa “Perder a compreensão sobre alguém ou alguma coisa.”
c.    O ensino é que quem se auto justifica, rejeita a salvação em Cristo.
d.   Os indiferentes, são esses que começam a matar a ação de Cristo em sua vida.
e.    Os indiferentes voltam suas costas pra o ato para Cristo, querendo viver para o seu bem prazer, enraizando o eu em sua vida.
Gl 5. 5 Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça.Verso 5. Um tempo de Deus será cumprido.a.   Se já posuimos nossa confiança em Cristo, vamos continuar, mesmo com pessoas tentando em sermos indiferente a essa esperança, não a esqueçamos ou negligenciarmos.
b.   Vivamos no Espirito, assim estaremos resistindo ao que pode tornar-se indiferente a minha fé, santidade, amor, fidelidade.
 Gl 5.6 Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor.

Verso 6. Precisamos está em Cristo.a.   Amados, mesmo que você tenha feito ou que se tenha deixado de faser na carne, pode ser as mais belas cerimônias religiosas não fará nenhuma diferença.
b.   Mostramos muito o externo, esquecendo que o valor do externo está quando houve uma mudança de Cristo em nosso interior.
c.    Os indiferentes olham muito pra ações externas.
d.   A verdadeira manifestação santa externa como num interior, quando Cristo vem morar em nossas vidas.
 Gl 5.7 Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade?
 Verso 7. IMPEDIDOS DE CONTINUAR EM CRISTO.a.   Nossa vida cristã assemelha-se a uma corrida. Fl 3.13-14
b.   Pra não sermos indiferentes ao Evangelho, precisamos obedecer a verdade de Deus para a nossa vida. At 6.7, Rm 2.8, Rm 6.17, II Ts 1.8
c.    A verdadeira obediência é fruto da santificação de Deus em nosso viver, os indiferentes ao Evangelho, são contra a santificação no Espirito, buscando aproximar-se do Deus Santo por uma falsa santidade.
d.   A influência dos santos em Cristo, fará repudio aos legalistas. Rm 1.5;6.16,17; 16.26
 CONCLUSÃO

   Precisamos atentar pra o agir de Deus em nossas vidas, pois ao esquecermos este ensino, produziremos a morte em nossas vidas.Conselhos:

1.    Aplique o que está lendo das escrituras sem medo.
2.    Procure ter uma vida de intensa comunhão com Deus, confessando os pecados e suas faltas com Deus.
3.    Esteja sempre disposto a renunciar.
4.    Seja humilde pra ouvir e falar.
5.    Ame a Deus.

APLICAÇÕES BÍBLICAS.


a.   8 – Deus não é a favor dos indiferentes a fé unica em Cristo.
b.  9 – Cuidado com o fermento em sua vida com Deus, o fermento é usado para declara uma aparente vida com Deus.
c. 10 – Somos guardados por Deus, Deus nos conduz em perseverança, os indiferentes não perseveram.
d. 11 -  A salvação não vem por nosso méritos, mas quando os méritos de Cristo estão em nossas vidas, devemos ser grato a ele, um indiferente, não aceita essa verdade bíblica.
e. 12 – Alguns indiferentes são tão devotos as praticas religiosas que após realizadas, decepcionam, pois não haverá satisfação na mesma.
f.  13 – Não use sua liberdade em Cristo pra dar lugar ao pecado.
g. 14 -  A liberdade cristã não me fará ser indiferente a amar o meu próximo, pois quando amo a Deus amarei o meu próximo verdadeiramente.
h. 
15 – Os indiferentes a verdade do Evangelho age como animais selvagens, mostrando sua falta de conhecimento e obediência.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACOMODAÇÃO EM NOSSA VIDA COM DEUS

OS FILHOS SÃO BENÇÃOS DE DEUS

NÃO SOU DIGNO