AS PRAGAS DO EGITO


ENFOQUE NA FÉ

TEXTO: ÊXODO 9.1-7
TEMA: AS PRAGAS DO EGITO
   Houve um tempo que o Egito conheceu a Deus de maneira mais visível e foi conduzido pelo homem de Deus, José, também chamado de José do Egito. Neste período houve uma grande manifestação do poder de Deus através da sabedoria que deus deu a José, bem como em conduzir Faraó a conhecer a Deus através da sua vida.
   O tempo passou e tudo aquilo foi esquecido, o novo faraó veio com muita inveja, orgulho e principalmente incredulidade. Conduziu o povo de Israel a escravidão, serviços cruéis e principalmente um governo ímpio. O povo então clama ao Senhor, Deus houve o seu clamor e chama e envia Moisés e Arão para libertar o povo do Egito.
   As pragas manifestam o juízo de Deus ao Egito, foram dez pragas, cada uma destruía as base da fé falsa que todos os egípcios acreditavam.
   Destaco a quinta praga, não descartando que em cada praga observamos suas lições, mas essa em especial me chamou a atenção por três motivos que são revelado nas demais.
1.    Quando Moisés diz: "Deixe meu povo ir, para que me adore". Ele revela o propósito da libertação do povo, estariam livres para adorar. Quando também somos libertos da escravidão do pecado, devemos entender que nossa vida é pra adorar a Deus.
2.    Quando Moisés diz: “O Senhor fará distinção”. Essa palavra traz uma segurança para Moisés e todo o povo de Israel, mas também conduz Faraó a refletir no grande poder de Deus, pois na pratica ambos viram a distinção que o Senhor fez.
3.    Quando Moisés diz: “O Senhor designou tempo”. Me faz refletir que há o tempo de Deus para seus atos de juízo, Ele não está sujeito ao nosso tempo, mas nós precisamos nos sujeitar ao tempo de Deus, isso não fez Faraó por conta da dureza do seu coração.
Lições que ficam:
a.    Estejamos atentos ao que Deus diz em Sua palavra.
b.    Reconheçamos o grande poder de Deus, aceitando suas decisões em fé.
c.    Submeta-se ao tempo de Deus, pois é o melhor tempo para nossa vida.   



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACOMODAÇÃO EM NOSSA VIDA COM DEUS

OS FILHOS SÃO BENÇÃOS DE DEUS

NÃO SOU DIGNO