IV CONFERÊNCIA DE JOVENS

   A nossa Iv conferência de Jovens foi uma benção, tivemos a oportunidade de desfrutar de momentos de crescimento espiritual na presença do Senhor. além disso tivemos a presença do Pr. George W . conosco e sua família, agradecemos a Deus pelos momentos maravilhos de comunhão e crescimento na Sua presença.


Tempo de Comunhão
 


Tempo de Alegria   
                                                                         Tempo de Lazer



Tempo de Descontração espiritual

tempo de tirar foto
                                                                     Olha o sorriso


PREGAÇÃO BÍBLICA
TEMA: INVALIDADE DE UMA VIDA DIANTE DE DEUS
TEXTO: JEREMIAS 7.1-15
INTRODUÇÃO
    Aprendendo tudo sobre este assunto de suma importância pra fé cristã, qual será sua atitude, será que vais ser um crente relapso com a doutrina que tens aprendido?
     Podemos ter em nossas vidas algumas atitudes quando aprendemos acerca das doutrinas da graça;
1.       Ficar triste por Deus não escolher pessoas que eu conheço, então também não aceito essa doutrina, logo procuro um local que ensine que Deus não é assim.
2.       Reconhecer a soberania de Deus, minha incapacidade de busca-lo sem que primeiro acontecer-se a regeneração em minha vida.
3.       Não concordar com nenhuma das duas anteriores, entendendo que não preciso entregar minha vida a Jesus Cristo.
    Gostaria então de destacar esta noite o que aconteceu com Israel, que foi um povo que sabia da sua escolha diante de Deus, isso levou Israel a ter duas atitudes diante do Senhor, a primeira foi se orgulhar e se achar melhor que os outros povos e diante do Senhor. A segunda é que queriam que os outros povos fossem semelhantes a eles, que os outros povos deveriam cumprir os ritos que eram apenas pra eles, estavam esquecendo o que Deus havia lhes ensinado, que guardassem seus mandamentos e que deveriam ser testemunha da Palavra de Deus. Tinham uma falsa comunhão e vida diante de Deus de total irrealidade para aqueles que conheciam a Deus.
     Porém Deus sempre levantou seus servos para lhes ensinar a obedecer ao Senhor e assim poder ter um relacionamento ensinando-os a levarem o povo a viver de uma maneira digna na presença do Senhor.
   Hoje a noite como conclusão das doutrinas da graça, gostaria de levar minha vida e sua vida a não agir contrário ao que aprendemos durante este final de semana.
PROPÓSITO: MOSTRAR QUE O POVO DE DEUS DEVE APRENDER MAIS SOBRE A SOBERANA VONTADE DE DEUS, MAS QUE ISSO TAMBÉM ENVOLVE UMA VIDA NA SANTIDADE NA PRESENÇA DE DEUS.
PROPOSTA: A INVALIDADE DA FALSA VIDA COM DEUS.
ORAÇÃO INTERROGATIVA: COMO POSSO RECONHECER A INVALIDADE DA FALSA VIDA COM DEUS.
ORAÇÃO DE TRANSIÇÃO: VEREMOS TRÊS COMPORTAMENTOS QUE ESSA PRATICA NA VIDA DO POVO DE DEUS.
O Tempo do Profeta
   O prolongado ministério de Jeremias, que durou mais de quarenta anos, estendeu-se desde o ano de 625 a.C. até poucos anos depois que Judá deixasse de ser um estado, no ano de 586 A.C. Mais de cinquenta nos de apostasia religiosa sob o reinado de Manassés foram, finalmente, seguidos de uma reforma religiosa no governo de Josias (621-607) a.C.). Jeremias apoiou a reforma com entusiasmo até perceber que o coração do povo não mudava. Dois anos após a morte de Josias, a batalha de Carquemis (605 a.C.) consolidou o domínio babilônico sobre a Ásia Ocidental. A partir daí, Jeremias defendeu a submissão a Babilônia, porém não teve êxito. Por causa da administração dos últimos quatro reis de Judá, dos vinte e um anos de apostasia religiosa e fraqueza política, tornou-se inevitável a queda de Jerusalém no ano de 586 a.C. e o conseqüente exílio.


ESBOÇO
I.                    ANDAM POR CAMINHOS QUE DESAGRADAM A DEUS. 1-3

a.       O próprio Deus nos alerta através da sua Palavra. 1
1.       Palavra direta ao profeta pra alertar o povo do seu pecado diante de Deus.
2.       O profeta não deveria ter medo do povo, mas deveria obedecer a ordem de Deus.
Jr 1.4-8
4 ¶ A mim me veio, pois, a palavra do SENHOR, dizendo:5  Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações. 6  Então, lhe disse eu: ah! SENHOR Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança 7  Mas o SENHOR me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás. 8  Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR.

b.      Mesmo pensando que estava servindo a Deus. 2,
1.       Eles não estavam aparentemente fazendo nada de errado, estavam buscando ao Senhor como eu e você, não haviam falsidade na vida daquele povo, pode haver falsidade na minha vida e na sua vida quando não buscamos a DEUS seguindo os seus caminhos.
Provérbios 8:32  Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque felizes serão os que guardarem os meus caminhos.
Provérbios 23:26  Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos.
Isaías 55:8  Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR,
Isaías 55:9  porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.

c.       Havia uma incerteza na vida deste povo. 3
1.       Eles estavam ali, mas não havia de fato aquela certeza de estar fazendo a vontade de Deus.
2.       Eles foram alertados por um homem que acreditava num Deus soberano que procurava servir a Deus por meio de uma vida sincera, este povo demonstrava que conhecia Deus, mas sua vida pratica era totalmente distante de Deus, mostravam-se fiéis, mais eram infiéis ao Senhor.
Isaías 29:13  O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu,
APLICAR
1.       SERÁ QUE MEUS CAMINHOS TÊM AGRADADO AO SENHOR?

Jr 7.25-28

25  Desde o dia em que vossos pais saíram da terra do Egito até hoje, enviei-vos todos os meus servos, os profetas, todos os dias; começando de madrugada, eu os enviei.
26  Mas não me destes ouvidos, nem me atendestes; endurecestes a cerviz e fizestes pior do que vossos pais.
27  Dir-lhes-ás, pois, todas estas palavras, mas não te darão ouvidos; chamá-los-ás, mas não te responderão.
28  Dir-lhes-ás: Esta é a nação que não atende à voz do SENHOR, seu Deus, e não aceita a disciplina; já pereceu, a verdade foi eliminada da sua boca.

II.                  CONFIAM EM PALAVRAS QUE DESAGRADAM A DEUS. 4-8

a.       Palavras enganosas desagradam a Deus. 4

1.       Edifício construído no monte Moriá, em Jerusalém, no  qual estava centralizado o culto a Javé em Israel.  Substituiu o TABERNÁCULO. O primeiro Templo foi   construído por Salomão, mais ou menos em 959 a.C.,  e destruído pelos babilônios em 586 a.C. {#2Rs 25.8-17}.   O Templo propriamente dito media 27 m de comprimento por 9 de largura por 13,5 de altura. Estava dividido em duas partes: o Santíssimo Lugar (Santo dos Santos),  que media 9 m de comprimento, e o Santo Lugar, que media 18 m. Encostados nos lados e nos fundos do Templo,  havia três andares de salas destinadas a alojar os sacerdotes e servir como depósito de ofertas e de objetos. Na frente havia um PÓRTICO, onde se encontravam duas colunas chamadas Jaquim e Boaz. No Santíssimo Lugar, onde só o sumo sacerdote entrava uma vez por  ano, ficava a ARCA DA ALIANÇA, cuja tampa era  chamada de PROPICIATÓRIO. No Santo Lugar, onde  só entravam os sacerdotes, ficavam o ALTAR de   INCENSO, a mesa dos PÃES DA PROPOSIÇÃO e o  CANDELABRO. Do lado de fora havia um altar de SACRIFÍCIOS e um grande tanque de bronze com água  para a purificação dos sacerdotes. Em volta do altar  estava o pátio (ÁTRIO} dos sacerdotes {#1Rs 5$-7$}
2.       Havia toda uma demonstração que seu viver era de Deus, pelo menos diante de todos, mas por trás havia uma grande infidelidade.
3.       Desde adão até hoje existem pessoas que pensam que podem enganar ao Senhor.

Provérbios 26:26  Ainda que o seu ódio se encobre com engano, a sua malícia se descobrirá publicamente.

b.      Repreendidos diante do momento de busca a Deus. 5,6

1.       Precisavam corrigir sua vida.
2.       Precisavam abandonar deuses em suas vidas.
Mateus 23:24  Guias cegos, que coais o mosquito e engolis o camelo!
c.       Uma vida de respostas quando há sinceridade em aceitar o que Deus nos ensina a fazer.

1.       Um Lugar.
       O povo haveria de estar na presença de Deus diariamente com uma vida de dedicação e fidelidade.
2.       Um legado.
      Haveriam de estar seguindo o exemplo de dos que antigamente serviram ao Senhor com toda a sua vida.
3.       Uma vida de verdadeira obediência.
  Agora sim o povo entenderia de uma forma verdadeira com gratidão o serviço ao Senhor, sem fingimento, sem vazio, sem preocupação com suas atitudes falsas na presença de Deus.
23  Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; andai em todo o caminho que eu vos ordeno, para que vos vá bem.
24  Mas não deram ouvidos, nem atenderam, porém andaram nos seus próprios conselhos e na dureza do seu coração maligno; andaram para trás e não para diante.
APLICAR
1.       UMA VIDA DE PECADO SERÁ DESTRUIDA.
Ilustração
    O que esta acontecendo com a sua vida agora? Quando você escuta a Palavra de Deus, você não tem nenhuma atitude diante de Deus de mudar? Não sou calvinista,  sou eleito, Deus predestinou minha vida, sou Dele, mas que adianta se você não procura ter no seu viver comunhão com Deus.

III.                PRECISAM TER EM SUAS VIDAS UM LUGAR PARA DEUS.

a.       Não posso servir dois senhores. 9,10,11
SILO

1.       Cidade de Efraim. Ficava 16 km a nordeste de Betel.   Em Silo, CANAÃ foi dividida {#Js 18.1-10},   e ali o TABERNÁCULO e a ARCA DA ALIANÇA permaneceram  durante 300 anos, até o tempo de Samuel {#1Sm 1$-4$};  v. também {#Js 21.2; 22.9; Jz 21$; 1Rs 14.2}

2.       BAAL [Dono; Senhor; Marido]
          O principal deus da fertilidade em Canaã. O culto a Baal foi uma das piores tentações dos israelitas,  desde os tempos antigos {#Jz 2.13; 1Rs 16.31-32}.  Havia várias formas de Baal, que eram encontradas em diversas cidades, como se pode ver nos três verbetes  seguintes. "Baalins" é o plural de "Baal" {#Jz 2.11}.  Sua companheira era Aserá (v. POSTE-IDOLO}.

b.      Preciso reconhecer a necessidade da volta. 12,13
16 ¶ Tu, pois, não intercedas por este povo, nem levantes por ele clamor ou oração, nem me importunes, porque eu não te ouvirei.
17  Acaso, não vês tu o que andam fazendo nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém?
18  Os filhos apanham a lenha, os pais acendem o fogo, e as mulheres amassam a farinha, para se fazerem bolos à Rainha dos Céus; e oferecem libações a outros deuses, para me provocarem à ira.
19  Acaso, é a mim que eles provocam à ira, diz o SENHOR, e não, antes, a si mesmos, para a sua própria vergonha?
20  Portanto, assim diz o SENHOR Deus: Eis que a minha ira e o meu furor se derramarão sobre este lugar, sobre os homens e sobre os animais, sobre as árvores do campo e sobre os frutos da terra; arderá e não se apagará.
CONCLUSÃO
    O que adianta você acreditar nesta doutrina bíblica e não viver a mesma em sua vida, isso é invalido diante de Deus, nós precisamos viver o que temos aprendido na Palavra de Deus.
29 ¶ Corta os teus cabelos consagrados, ó Jerusalém, e põe-te a prantear sobre os altos desnudos; porque já o SENHOR rejeitou e desamparou a geração objeto do seu furor;
30  porque os filhos de Judá fizeram o que era mau perante mim, diz o SENHOR; puseram os seus ídolos abomináveis na casa que se chama pelo meu nome, para a contaminarem.
31  Edificaram os altos de Tofete, que está no vale do filho de Hinom, para queimarem a seus filhos e a suas filhas; o que nunca ordenei, nem me passou pela mente.
32  Portanto, eis que virão dias, diz o SENHOR, em que já não se chamará Tofete, nem vale do filho de Hinom, mas o vale da Matança; os mortos serão enterrados em Tofete por não haver outro lugar.
33  Os cadáveres deste povo servirão de pasto às aves dos céus e aos animais da terra; e ninguém haverá que os espante.
34  Farei cessar nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém a voz de folguedo e a de alegria, a voz de noivo e a de noiva; porque a terra se tornará em desolação.
TOFETE [Crematório?]
       Lugar no vale de HINOM onde se realizavam sacrifícios  a MOLOQUE. Foi PROFANADO por Josias {#2Rs 23.10},  e a seu respeito Jeremias profetizou {#Jr 7.32; 19.1-13}.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACOMODAÇÃO EM NOSSA VIDA COM DEUS

OS FILHOS SÃO BENÇÃOS DE DEUS

NÃO SOU DIGNO