AMOR PELO IRMÃO É BÍBLICO.

TEMA: AMAR UNS AOS OUTROS




TEXTO: JOÃO 13. 34-35

34  Novo mandamento vos dou:

                                                        que vos ameis uns aos outros;

                                                        assim como eu vos amei,

                                                        que também vos ameis uns aos outros.

35  Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos:

                                                                                              se tiverdes amor uns aos outros.

INTRODUÇÃO

        O Senhor Jesus ensinou muito sobre o amor, Ele exigia dos seus discípulos que vivenciassem o amor entre eles, razão essa não visto em algumas passagens onde uns tentavam mais reconhecimento que outros.

       Atualmente temos vivido dias onde o amor é pouco praticado, a verdade é que as Escrituras nos ensinam “Mateus 24:12  E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos.” Isso é notório no meio daqueles que dizem ter recebido o amor de Jesus em suas vidas, mas o que é mais triste em todas as argumentações é uma fina demonstração do EU, vejam só;

1.      Não amo ao meu irmão por que ele é antipático.

2.      Não amo minha irmã por que ela é besta.

3.      Não amo o meu irmão por que ele não me apoia.

4.      Não amo o meu irmão por que ele não merece o meu amor.

5.      Não amo o meu irmão por que não tenho motivos pra amá-lo.

      A vergonha deve envolver o nosso íntimo quando entendemos que não estamos amando, se palavras lhes traz motivações, quero trazer duas palavras importantíssimas do nosso Mestre que devem trazer motivação em nossas vidas pra amar nossos irmãos.

1.      QUANDO AMO O MEU IRMÃO ESTOU SEGUINDO O EXEMPLO DE CRISTO.



a.     A responsabilidade dos discípulos era amar uns aos outros como Cristo os amou.

b.    Certamente, precisariam desse amor nas próximas horas, quando seriam privados de seu Mestre e quando Pedro, seu valente porta-voz, falharia com Jesus e com eles.

c.     Na verdade, todos falhariam, e a única coisa que os manteria unidos seria seu amor por Cristo e uns pelos outros.

d.    No texto original, o termo amor (e correlatos) é usado doze vezes em João 1 a 12, enquanto em João 13 a 21 aparece quarenta e quatro vezes! É uma palavra-chave na mensagem de despedida que Cristo transmitiu a seus discípulos, bem como a tônica da sua oração sacerdotal JOÃO 17:26).



2.      QUANDO AMO O MEU IRMÃO AS PESSOAS VERAM QUE SOMOS DISCÍPULOS DE JESUS.



a.     O adjetivo "novo", no versículo 34, não se refere a algo "cronologicamente novo", pois desde o tempo do Antigo Testamento, o amor sempre foi importante para o povo de Deus (ver Lv 19:18). Antes, se refere a "algo inédito ou original". É o oposto de "desgastado". A morte de Cristo na cruz daria novo poder e significado ao amor (Jo 15:13). Com a vinda do Espírito Santo, o amor teria novo poder na vida dos discípulos.

b.       Esta seção começa e termina com o amor: o amor de Jesus pelos seus (JOÃO 13:1) e o amor dos discípulos uns pelos outros. O amor é a prova irrefutável de que pertencemos a Jesus Cristo. Tertuliano (155-220 d.C.), um patriarca da Igreja, comentou que os pagãos diziam uns para os outros sobre os cristãos: "Já reparou como amam uns aos outros?"

a.        De que modo manifestamos esse amor? Seguindo o exemplo de Jesus: entregando a vida pelos irmãos (1 Io 3:16). E a melhor maneira de começar é lavando os pés uns dos outros em serviço sacrificial.



CONCLUSÃO

   As verdades faladas nesta manhã fazem parte de nossas vidas, sim a resposta for sim, estaremos em paz com Deus e poderemos testemunhar claramente o exemplo de Cristo aos incrédulos e irmãos, se a resposta for não, estamos totalmente distantes de uma vida que diz que tem o amor de Deus.





 








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACOMODAÇÃO EM NOSSA VIDA COM DEUS

OS FILHOS SÃO BENÇÃOS DE DEUS

UM PEDIDO DE UMA MULHER