CONFERÊNCIA DE MISSÕES 2011


Tema: Três últimos períodos da história de Missões
Texto: Atos 2:42
Introdução: Iremos nesta manhã estudar os três últimos períodos da história. Veremos que os homens de Deus que atenderam ao chamado missionário deixaram suas pegadas para outros seguirem e continuarem esta gloriosa tarefa.

5º Período da Reforma 1500-1700
         A. Este é um período conhecido e lembrado por boa parte da humanidade. Neste período o Catolicismo Romano estava perdendo forças e homens de dentro do sistema levantaram-se contra ela. Temos grande nomes deste período: Lutero, Calvino, Zuínglio e Knox. Alguns fatos importantes deste período:
                  I. Alistaram os erros do catolicismo.
                   II. Abraçaram o povo levando-os ao verdadeiro evangelho.
                   III. A Bíblia voltou pra a mão do povo.
Grandes coisas aconteceram neste período que são lembradas até os dias de hoje como um tempo de vitória para o cristianismo ou “protestantismo”.
         B. Foi um período difícil para a obra missionária mundial. Os grandes defensores de uma reforma, estavam preocupados em empreendimentos que mais tarde ganharam força e houve a reforma. O pensamento de Martinho Lutero era que a Grande Comissão descrita em Mateus 28:18:20 era só para os apóstolos.
         C. Neste período, os únicos que empreenderam movimentos missionários e sentiram o apelo de Mateus 28:18:20 eram os Anabatistas da Europa Central. Os nomes mais conhecidos eram:
I. Hans hut.
II. Peter Walport. 
III. Memo Simons e outros.
Estes homens levaram o evangelho por toda Europa.

6º Período do Grande Movimento Missionário 1700-1914 DC
         A. O titulo do período já explica o período. Foi um tempo de grande empreendimento missionário. Neste período já estava aberta e é também conhecido por um período de grandes colonizações. Duas missões surgiram neste período: Missão Halle dinamarquesa da Alemanha e os Morávios, da EuropaCentral.  Começamos bem este período da História de Missões:
                   I. O rei Frederico IV da Dinamarca, ordenou que fosse organizada uma universidade para preparar missionários para a nova colônia na Índia.
                   II. O conde Nicolau Ludwig Zinzindorf fez de seu estado um centro preparatório missionário e assim deu-se origem ao movimento morávio, ele enviaram para Europa mais de 2.000 missionários, e depois enviaram missionários para a Rússia, Índia, Ceilão, Índias Ocidentais, África do Norte e do sul, Groelândia. America do Norte e do Sul.
                   III. Grandes missionários se destacaram neste período. João Eliot nascido na Inglaterra, Davi Brainerd missionário enviado aos índios nos Estados Unidos. João Wesley trabalhou na Flórida.
                   IV. Um grande homem usado por Deus no inicio do século XIX foi Willian Carey que ficou conhecido de o Pai das Missões Modernas. Este homem influenciou poderosamente mais de 100 missões e milhões de missionários
         B. Passamos a olhar de maneira genérica o agir de Deus neste período, pois levantaram-se grandes homens de Deus em varias partes do mundo.
                   I. Na Índia, Carey teve como companheiros, Willian Ward, impressor e pregador, Josué Marshman, professor. Henrique Martyn deixou a advocacia para ser missionário na Índia. Alexandre Durf passou 34 anos na Índia e tirou apenas de períodos de licença que usou para levar outros consigo. João Cough que batizou 2.200 crentes em um só dia.
                   II. Sudeste da Ásia , Adoniram Judson que passou 37 anos na Birmânia, deixou 7.000 crentes 63 igrejas e 163 obreiros. Karl Gutzlaff foi um médico missionário, traduziu a bíblia para o siamês.
                   III. Na China, o primeiro missionário protestante a entrar na China foi Roberto Morrinson. James Hudson Taylor é um nome famoso na história missionária, ele deixou na China um rastro de 11 províncias, com 641 missionários, 462 obreiros chineses e mais de 5,000 crentes. E tivera outros.
                   IV. No Japão também houve expansão missionária e grandes homens de Deus.
                   V. Não se pode falar de missões na África sem mencionar o nome de David Livingstone, desbravou as selvas africanas e evangelizou em Moçambique, Angola e Rodésia.
Como já afirmamos este foi um período do avanço missionário no mundo.

7º Período das Missões Modernas até o presente
         A. A igreja deste período é riquíssima e por isso é orgulhosa. Este é o período em que aparecem os erros doutrinários, ou pelo menos ganham mais adeptos. O século XX divide-se entre Guerra mundial e pós-guerra mundial. A apostasia tomou conta das igrejas do passado e deste século. Alguns pensamentos mudam e outros aparecem neste período:
                   I. O romanismo muda sua filosofia no Concilio Vaticano II. Permitiu o uso de carne nas sextas feiras, a missa passou a ser na língua do país, a leitura da Bíblia passou a ser permitida e o ecumenismo passou ser pregado.
                   II. O surgimento do Mormonismo, supera outros grandes movimentos, enviando seus jovens missionários por toda parte do mundo.
                   III. As Igrejas não fundamentalistas e seus grandes eventos ecumênicos.
                   IV. O aparecimento de pequenas missões fundamentalistas, e seus zelosos missionários são enviados, com novos métodos de evangelização, por meio de acampamentos, encontros de jovens.
         B. Este período ainda não teve fim, mas nós podemos delimitá-lo com datas importantes e algumas delas não são tão interessantes para nós como o “Período das Missões Católico-Romanas”.
                   I. Em 1906 aconteceu o avivamento da Rua Azusa que dá início ao pentecostalismo.
                   "Com gritos estranhos e pronunciando coisas que aparentemente nenhum mortal em seu juízo normal pudesse entender, teve início, em Los Angeles, a mais recente seita religiosa."
Foi isso o que disse a edição de 18 de abril de 1906 do Los Angeles Times. 'As reuniões acontecem em um prédio decadente da rua Azusa, e os devotos de doutrinas estranhas praticam os ritos mais fanáticos, pregam as mais extravagantes teorias e se colocam em um estado de louca euforia quando se entregam ao fervor pessoal." William J. Seymour, pregador batista negro, recém-chegado de Houston, chamava os crentes a dar um passo a mais. Na verdade, dois passos: ele queria que eles se "santificassem" e que fossem "batizados no Espírito Santo". O batismo, dizia ele, seria acompanhado pelo falar em línguas.
                   II. Em 1910 – 1915 com Publicação da obra Os Fundamentalistas lança o movimento Fundamentalista e treês milhões de exemplares foram distribuidos em 6 anos. Dois nomes devem ser lembrados neste ponto Lyman Stewart o financiador eo pastor A. C. Dixon quem ajudou nas proximas publicações.
                        III. Em 1557 chegam ao Brasil os primeiros missionários calvinistas para estabelecer um trabalho no Rio de Janeiro.
                        IV. Os primeiros batistas só chegaram ao Brasil por volta de 1861, e foram irmãos norte americanos.
                        V. Por volta do ano de 1936 chegam ao Brasil os primeiros missionários Bastistas Regulares. Edward Guy McLain veio a o Ceará em 11 de setembro de 1936, outro casal que cheou ao Brasil com o Srº Edward McLain foi Willian A. Ross e sua esposa Herthel e daí por diante grandes homens e mulheres do nosso movimento chegaram ao Brasil e marcaram a história

Conclusão: Deus esta alargando as nossas fronteiras missionárias e assim como usou tantos outros no passado. Deus quer usar você para realizar o seu plano.
3ª Mensagem

Tema: Qual o meu papel na obra missionária da Igreja?
Texto: I Co 9:16

Introdução: Quando o pastor Israel me convidou para vir a esta conferência e pregar o tema de missões, eu pensei comigo mesmo, que privilegio falar de missões. Durante o período que tive para prepara as mensagens Deus me levou a vasculhar uma serie de material e ver que o tema é muito abrangente. Mas o que me marcou foi um momento em que eu estava lendo o mais simples e puro das escrituras brotaram na minha mente e eu ouvi a pergunta: Missões- Qual o meu papel? Qual o papel do irmão Marcelo na obra missionária da igreja? E eu ouvi de Deus que o meu papel na obra missionária são três.

1º O meu papel na obra missionária da Igreja é Ser um evangelista
A. Evangelho é “a mensagem de salvação anunciada por Jesus Cristo e pelos apóstolos”. "Evangelho" nas escrituras quer dizer "boa notícia".
I. Jesus afirmou em Mateus 24:14 que o evangelho seria pregado a todas as nações.
II. Em Mateus 28:18-20, Jesus contemplando o mundo e tendo os discípulos a sua frente enviou-os para ir ao mundo pregar o evangelho.
III. Os discípulos fizeram do evangelho o seu oficio principal. Em atos 6 os apóstolos dão instruções para que fossem escolhidos diáconos para auxiliá-los nos serviços gerais enquanto dedicavam-se ao ensino do evangelho.
B. Em I co 9:16 lemos o apostolo aos gentios dizer: “Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho”!
I. Paulo esta fazendo uma defesa do seu apostolado.
II. Paulo levanta duvida do apostolado daqueles que servem a igreja em busca dos donativos e fazem questão de recebê-los.
III. O mais importante é notar que Paulo é um pregador do evangelho que não se vanglória do que faz, mas faz para a glória de Deus.
IV. Paulo leva-nos a entender que somos obrigados a pregar o evangelho, seguindo o pensamento do Senhor Jesus quando disse: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. Marcos 16:15 
C. O que é um evangelista? O dom de evangelismo não é reconhecido por alguns, por que não está nas principais listas de dons I Co 12, Rm 12 e I Pe 4. O dom de evangelista aparece somente em Ef 4:11
         I. É aquele que cumpre as ordens do Senhor Jesus. São aqueles irmãos que saem com os 70, e se dividem de dois em dois e tem sede de falar das boas novas. Lc 10:1
         II. São aqueles que tem um testemunho reto. Is 52:11 afirma que santidade, reto viver, são características de um evangelista.
Não quero entrar no mérito do dom de evangelista, até por que acho que nós não discordamos da existência deste dom na igreja, mas para mim todos que fazemos parte da Igreja devemos evangelistas.

2º O meu papel na obra missionária da Igreja é Ser um missionário
         A. Essas palavras, missões, missionário não estão nas escrituras, mas elas definem bem o serviço prestado por homens de Deus chamados por Ele para o ministério de pregação da palavra.
Uma vez só em Atos 26:12 aparece a palavra comissionado. Isto por que Paulo está dando testemunho de sua conversão e falando do que fazia antes da sua conversão. Paulo diz que havia sido comissionado para perseguir os cristãos.
B. Agora lemos de um homem comissionado por Deus para pregação do evangelho. Em Atos 26:19 ele afirma que não poderia ser desobediente a Deus que o comissionou para anunciar o evangelho. Primeiro em Damasco, em Jerusalém, por toda Judéia e aos gentios. Lemos no nosso texto base I Co 9:16 o apostolo Paulo dizendo “sobre mim pesa essa obrigação” sobre esta igreja pesa a obrigação de anunciar o evangelho.
C. Algumas afirmações podem ser feitas com base em Atos 13:1-3 e I Co 9:16.
                   I. Haviam irmãos servindo ao Senhor.
                   II. Haviam irmãos preparados para servir ao Senhor.
                   III. O Senhor foi quem lhes capacitou.
                   IV. Estes irmãos devem sentir a necessidade de ir.
                   V. Estes irmãos missionários não devem ir por causa do lucro que missões pode lhe dar.
                   VI. A Igreja é quem envia.
D. Quem é missionário?
I. Aquele que é enviado
II. Missionário é aquele que envia
III. Aquele que sustenta o missionário
IV. Aquele que ora pelo bom êxito da missão
V. Aquele que esta preparado para cumprir qualquer missão for designado por seu pastor.

3º O meu papel na obra missionária da Igreja é ser um sustentador da obra evangelística e missionária.
         A. Segure a Corda.
B. De maneira bem genérica podemos afirmar que há três maneiras da igreja sustentar a obra missionária.
                   I. Promovendo missionários. A promoção deve ser feita semanalmente por meio dos informativos de missões, vídeos de missões. O apostolo Paulo promovia missões por meio de cartas.
                   II. Orando por missionários. A Igreja deve estar em interseção constante por missões, fazer um calendário de oração, separar um momento para oração missionária.
                   III. Contribuindo com missionários. Nossa grande falha na obra missionária é esperar que o missionário passe necessidade no campo e só então é que o ajudamos. Nossas contribuições devem ser constantes, primeiro com um depois com dois, três e vários.

Conclusão: Qual o seu papel na obra missionária? O nosso papel na obra missionária é:
1º ser evangelistas
2º ser missionários
3º sermos sustentadores da obra missionária.
O nosso papel na obra missionária é ser evangelistas, é ser missionários, é sermos sustentadores da obra missionária.
Você tem cumprido o seu papel? Você tem sido fiel ao senhor atendendo ao seu chamado?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACOMODAÇÃO EM NOSSA VIDA COM DEUS

OS FILHOS SÃO BENÇÃOS DE DEUS

UM PEDIDO DE UMA MULHER