CONFERENCIA DE MISSÕES


Tema: MISSÕES- Qual o meu papel na Igreja?

Texto base: I Co 9:16




Idéia principal: Passar pelas fases da historia de missões até o dia presente.



Introdução: Encontrei uma definição de “história” muito interessante que diz: Uma ciência que busca conhecer os diversos aspectos do passado da humanidade e examinar as realizações do homem através dos tempos, para que através da reflexão histórica, aumentar nossa capacidade de entender o presente e criar bases para ampliarmos nossa visão sobre o futuro.

Sendo assim, para que nossa visão missionária seja ampliada passaremos a estudar os diversos períodos da história, até chegarmos ao presente.





1ª Mensagem

1º Missões Apostólicas 33-100 DC

A. O período das Missões apostólicas é um dos períodos mais empolgantes da historia das missões. Eles foram chamados pessoalmente pelo Senhor Jesus, andaram lado a lado com o Senhor Jesus viram o Senhor Jesus sendo crucificado e não tiveram medo. Neste ponto eu quero lembrar-nos da passagem de Ato 1:8.

Ilustração: Werner de Boor disse e seu comentário de Atos: Jesus nos transforma em testemunhas. O termo “testemunha” é do linguajar jurídico. Num processo judicial são interrogadas testemunhas. Não lhes cabe externar sua opinião, nem relatar seus pensamentos, mas exatamente como fazem os apóstolos (At 4.20) – “falar das coisas que viram e ouviram”. As testemunhas estabelecem o que aconteceu na realidade. Por isso agora os apóstolos, conforme os v. 21ss, já podiam ser testemunhas de Jesus.

         B. Todos exceto João Batista morreram como mártires. Ao ouvir o pronunciamento da Grande Comissão partiram para terras estranhas a proclamar o que haviam experimentado.

         Deste período não temos só os 11 que andaram com Jesus, mas temos os companheiros de Paulo, Barnabé, Marcos, Silas, Lucas, Priscila, Áquila, Timóteo e Apolo.

Havia muita oposição, perseguições de todo tipo, mas o evangelho foi levado para a Arábia, Ásia Menor, Europa, Índia e Egito. O missionário que mais se destacou neste Período foi o Apostolo Paulo.

        

Aplicação: Segundo Jaime Augusto de Lima “a igreja estava em forma embrionária quando o senhor Jesus escolheu os 12”. Sendo assim o papel da igreja fica mais evidente: Missões. O meu papel como membro da Igreja é apoiar missões.



2º Missões Pós-apostólicas 100-313 DC

A. Neste período da historia missionária a ênfase está na grande perseguição sofrida pela igreja. Neste período fica em evidencia a dura perseguição sofrida num período de mais ou menos 200 anos, governadores após governadores romanos foram perseguidores do povo de Deus. O governo romano da época estava em decadência moral e os governantes queriam que o povo de Deus que crescia gigantescamente adorassem a estatua de Cesar. E o povo de Deus se negava a fazê-lo. Sem temor a Deus e a sangue frio os cristãos eram levados a momentos de tortura, jogados em estádios para serem devorados por animais ferozes, e isto tudo sendo visto por grandes multidões.

B. Alguns fatos marcantes deste período na Igreja.

                  I. Não haviam falsos crentes. Não haviam crentes caça-bênção. Os crentes da época eram verdadeiros crentes. Podemos fazer essa afirmação por que não tinha valor algum ser crente se você fosse reconhecido como crente na rua corria perigo de morte. Pra se tornar crente era necessário uma profunda convicção.

                  II. Outro fato interessante é que as igrejas se reunião secretamente em catacumbas, e isso estimulava a obra missionária. Quanto mais perseguidos, mais empolgados com obra missionária.

                  III. A literatura cristã crescia. Apareciam aqui os escritos dos pais da Igreja. Tertuliano escreveu suas apologias em defesa dos cristão. Justino Mártir, escreveu para os judeus a respeito da fé em Cristo.  A bíblia era traduzida para o Latim Antigo e vários outros dialetos.

                  IV. Escolas foram criadas para ensinar ao povo e preparar lideres. Escolas em Alexandria, Egito, Cartago e norte da África.

                  V. Por ultimo a “tão grande nuvem de testemunhas” Hb12:1, avançava para o norte da  África, sul da França, Espanha, Alemanha, Grã Bretanha,  Pérsia e Índia.



Aplicação: Mesmo em meio as perseguições da vida impostas por situações vinda de Satanás. O meu papel como membro da igreja é levar a verdade das escrituras por onde quer que eu vá.



3º Missões na Europa Antiga313- 500DC

         A. Algo inusitado aconteceu neste período. O imperador Constantino introduziu o Edito de Tolerância, isso era o decreto de Roma que tornava o Cristianismo a religião do Estado.

O que levou Constantino a fazer isso foi que ele afirmou ter visto uma cruz no céu com letras romanas à volta dela que diziam: “Com este sinal vencerás”.

         B. Fatos interessantes deste período:

                   I. A igreja pôde agora sair do mundo subterrâneo e viver “livre” em sua terra.

                   II. O estado construiu Igreja monumentais, como até hoje se vê.

                   III. Os políticos e negociantes do mundo que antes separavam-se dos cristão agoraram eram membros destas igrejas.

                   IV. A partir deste momento a igreja começou a decrescer em sua doutrina e pratica. Até vir o “Período das Trevas”

                   V. Foi neste período que apareceu a Igreja Católica Romana. Isso antecedendo e seguindo até os dias atuais, momentos de grande corrupção e mentiras.

                   VI. O primeiro papa chamado de Gregório I é deste período também.

         C. Neste período o verdadeiro evangelho não prosperou. Temos o nome de quatro grandes missionários neste período, mas vamos estudar apenas três já que não muitas informações sobre Frumentius que viveu no ano de 320dc e foi missionário na África.

                   I. Ulfilas um homem que nasceu na Ásia Menor e viveu por muitos anos na França. Foi um homem preparado em Constantinopla e tradutor da Bíblia para o Francês.

                   II. Martinho de Tours nasceu na Áustria e converteu-se e educou-se em uma escola cristã. Era um soldado e missionário, pregou o evangelho nas prisões de sua época.

                   III. Patríciu da Irlanda foi o mais notável dos missionários nesta época. Foi discípulo de Martinho de Tours de quem recebeu sua educação cristã. Tinha um grande amor pelos Irlandeses e na Irlanda fundou escolas, Igrejas e deixou literatura. A igreja Católica Romana o declarou santo patrono da Irlanda.



Aplicação: Quando a Igreja investe em missões há um tempo de prosperidades. Se eu investir em missões haverá prosperidade.







4º Missões Católico-Romanas 500-1500 DC

         A. Missões Católico-Romanas é também conhecido como o período papal. Aqui já há uma igreja organizada, separada do estado, já com o papa Gregório o grande. Por um milênio a igreja romana governou o Período das Trevas. Esse Período das Trevas é caracterizado por:

                   I. Vendas de Indulgencias.

                   II. Venda de ofícios eclesiásticos.

                   III. Aparecimento de papas perversos.

                   IV. Proibição da Leitura da Bíblia.

                   V. As Bíblias eram presas e enviadas para mosteiros

                   VI. Papas procurando poder sobre as Nações.

A igreja Católica Romana se tornou a maior potência política nessa época.

         B. Os missionários que abraçaram o verdadeiro cristianismo eram poucos, e é com muito critério que foram aceitos pelas igrejas autenticamente cristãs.

                   I. Columba foi missionário na Escócia e lá estabeleceu uma escola missionária e foi um homem tremendamente usado por Deus na Escócia do Norte e foi um homem que influenciou 200 anos da história da Escócia.

                  II. Um outro nome não muito confiável é o de Agostinho que foi enviado pelo papa Gregório o grande para implantar o romanismo na Inglaterra.

                   III. Nesse período surgiram as ordens dos beneditinos e domicianos.

                   IV. As ordens mais famosas como a fundada por Francisco de Assis os franciscanos e dos jesuítas fundada por Inácio de Loiola. Esses homens foram muito dedicados ao romanismo, mas faltava neles amor por Cristo.

                   V. As cruzadas também são desse período e a intenção era levar a luz do evangelho aos adeptos ao Islamismo, mas fracassaram e o Islamismo ficou mais forte. Nesse tempo apareceram vários nomes de homens que serviam ao Senhor, com uma paixão a mais a Igreja Católica Romana.

         C. Dois grupos fortes se separaram do Catolicismo Romano, embora não sejam tão confiáveis levaram o evangelho a cantos ainda não alcançados na Europa.

                   I. Os Paulicianos foram para a Ásia Menor, Bulgária e os povos eslavos.

                   II. Os nestorianos tinham em sua liderança Nestório de Antioquia no século V. Divulgaram a palavra na Ásia Central, Turquia, Índia e China.



Conclusão: Vimos hoje a noite 4 períodos da história de missões: 1º Missões Apostólicas 33-100 DC, 2º Missões Pós-apostólicas 100-313 DC, 3º Missões na Europa Antiga313- 500DC, 4º Missões Católico-Romanas 500-1500 DC

A igreja permaneceu fiel ao chamado do Senhor Jesus para ser missionária e mesmo tantos anos passaram ela continuou perseverando na verdade e neste chamado.

Pr. Marcelo . pastor em Campos Sales



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACOMODAÇÃO EM NOSSA VIDA COM DEUS

OS FILHOS SÃO BENÇÃOS DE DEUS

UM PEDIDO DE UMA MULHER