CONFERÊNCIA MISSIONÁRIA 2011

TERCEIRA MENSAGEM

Tema: Qual o meu papel na obra missionária da Igreja?
Texto: I Co 9:16

Introdução: Quando o pastor Israel me convidou para vir a esta conferência e pregar o tema de missões, eu pensei comigo mesmo, que privilegio falar de missões. Durante o período que tive para prepara as mensagens Deus me levou a vasculhar uma serie de material e ver que o tema é muito abrangente. Mas o que me marcou foi um momento em que eu estava lendo o mais simples e puro das escrituras brotaram na minha mente e eu ouvi a pergunta: Missões- Qual o meu papel? Qual o papel do irmão Marcelo na obra missionária da igreja? E eu ouvi de Deus que o meu papel na obra missionária são três.

1º O meu papel na obra missionária da Igreja é Ser um evangelista
A. Evangelho é “a mensagem de salvação anunciada por Jesus Cristo e pelos apóstolos”. "Evangelho" nas escrituras quer dizer "boa notícia".
I. Jesus afirmou em Mateus 24:14 que o evangelho seria pregado a todas as nações.
II. Em Mateus 28:18-20, Jesus contemplando o mundo e tendo os discípulos a sua frente enviou-os para ir ao mundo pregar o evangelho.
III. Os discípulos fizeram do evangelho o seu oficio principal. Em atos 6 os apóstolos dão instruções para que fossem escolhidos diáconos para auxiliá-los nos serviços gerais enquanto dedicavam-se ao ensino do evangelho.
B. Em I co 9:16 lemos o apostolo aos gentios dizer: “Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho”!
I. Paulo esta fazendo uma defesa do seu apostolado.
II. Paulo levanta duvida do apostolado daqueles que servem a igreja em busca dos donativos e fazem questão de recebê-los.
III. O mais importante é notar que Paulo é um pregador do evangelho que não se vanglória do que faz, mas faz para a glória de Deus.
IV. Paulo leva-nos a entender que somos obrigados a pregar o evangelho, seguindo o pensamento do Senhor Jesus quando disse: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. Marcos 16:15 
C. O que é um evangelista? O dom de evangelismo não é reconhecido por alguns, por que não está nas principais listas de dons I Co 12, Rm 12 e I Pe 4. O dom de evangelista aparece somente em Ef 4:11
         I. É aquele que cumpre as ordens do Senhor Jesus. São aqueles irmãos que saem com os 70, e se dividem de dois em dois e tem sede de falar das boas novas. Lc 10:1
         II. São aqueles que tem um testemunho reto. Is 52:11 afirma que santidade, reto viver, são características de um evangelista.
Não quero entrar no mérito do dom de evangelista, até por que acho que nós não discordamos da existência deste dom na igreja, mas para mim todos que fazemos parte da Igreja devemos evangelistas.

2º O meu papel na obra missionária da Igreja é Ser um missionário
         A. Essas palavras, missões, missionário não estão nas escrituras, mas elas definem bem o serviço prestado por homens de Deus chamados por Ele para o ministério de pregação da palavra.
Uma vez só em Atos 26:12 aparece a palavra comissionado. Isto por que Paulo está dando testemunho de sua conversão e falando do que fazia antes da sua conversão. Paulo diz que havia sido comissionado para perseguir os cristãos.
B. Agora lemos de um homem comissionado por Deus para pregação do evangelho. Em Atos 26:19 ele afirma que não poderia ser desobediente a Deus que o comissionou para anunciar o evangelho. Primeiro em Damasco, em Jerusalém, por toda Judéia e aos gentios. Lemos no nosso texto base I Co 9:16 o apostolo Paulo dizendo “sobre mim pesa essa obrigação” sobre esta igreja pesa a obrigação de anunciar o evangelho.
C. Algumas afirmações podem ser feitas com base em Atos 13:1-3 e I Co 9:16.
                   I. Haviam irmãos servindo ao Senhor.
                   II. Haviam irmãos preparados para servir ao Senhor.
                   III. O Senhor foi quem lhes capacitou.
                   IV. Estes irmãos devem sentir a necessidade de ir.
                   V. Estes irmãos missionários não devem ir por causa do lucro que missões pode lhe dar.
                   VI. A Igreja é quem envia.
D. Quem é missionário?
I. Aquele que é enviado
II. Missionário é aquele que envia
III. Aquele que sustenta o missionário
IV. Aquele que ora pelo bom êxito da missão
V. Aquele que esta preparado para cumprir qualquer missão for designado por seu pastor.

3º O meu papel na obra missionária da Igreja é ser um sustentador da obra evangelística e missionária.
         A. Segure a Corda.
B. De maneira bem genérica podemos afirmar que há três maneiras da igreja sustentar a obra missionária.
                   I. Promovendo missionários. A promoção deve ser feita semanalmente por meio dos informativos de missões, vídeos de missões. O apostolo Paulo promovia missões por meio de cartas.
                   II. Orando por missionários. A Igreja deve estar em interseção constante por missões, fazer um calendário de oração, separar um momento para oração missionária.
                   III. Contribuindo com missionários. Nossa grande falha na obra missionária é esperar que o missionário passe necessidade no campo e só então é que o ajudamos. Nossas contribuições devem ser constantes, primeiro com um depois com dois, três e vários.

Conclusão: Qual o seu papel na obra missionária? O nosso papel na obra missionária é:
1º ser evangelistas
2º ser missionários
3º sermos sustentadores da obra missionária.
O nosso papel na obra missionária é ser evangelistas, é ser missionários, é sermos sustentadores da obra missionária.
Você tem cumprido o seu papel? Você tem sido fiel ao senhor atendendo ao seu chamado?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACOMODAÇÃO EM NOSSA VIDA COM DEUS

OS FILHOS SÃO BENÇÃOS DE DEUS

UM PEDIDO DE UMA MULHER