JONAS, UM CLAMOR A DEUS

 

JONAS, UM CLAMOR A DEUS




TEXTO: JONAS 2.1

“E orou Jonas ao Senhor, seu Deus das entranhas do peixe”.

      Jonas precisava clamar por arrependimento em sua vida, ele havia sido jogado no mar, o Senhor havia preparado um peixe para sua vida, assim passou três dias e três noites no ventre do peixe.

“Esteve Jonas três dias e três noite nas entranhas do peixe”

   Foram dias para refletir sobre sua vida com Deus, creio que foram dias profundamente proveitosos para vida de Jonas em relação a pensar também na sua falta de amor.

   Assim sua vida foi conduzida a clamar por Deus;

“E orou Jonas ao Senhor, seu Deus das entranhas do peixe”.

   A oração de Jonas demonstra muitas verdades acerca de si, bem como demonstrou seu conhecimento de Deus. Ele estava passando por angustias, foi então que clamou, assim o Senhor o ouviu, revelando assim que Deus não o abandonou, mas estava atento as suas palavras.

 “Do ventre da sepultura gritei, e tu ouvistes a minha voz. ”

  Deus o lançou naquele lugar, toda vez que Deus conduz nossas vidas a um lugar, temos um ensino a aprender. Observamos o soberano poder de Deus na vida de Jonas, não devemos esquecer a culpa de Jonas em desobedecer a Deus.

“Todavia tornarei a ver o teu santo templo. “

   Jonas, um ato de ter novamente sua comunhão com Deus, seu clamor a Deus é envolvente, pois nos conduz a perceber o arrependimento em sua vida, pois ele fala

“Mas tu fizeste subir a minha vida da perdição, ó Senhor meu Deus. ”

  Jonas reconhece agora Deus, como Deus da sua vida, antes fugiu, buscou seus prazeres, agora busca a Deus,

“Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do Senhor”.

  Como foi importante lembrar do Senhor, pois Jonas viveu dias e dias esquecendo-se do Senhor, isso o conduziu a se distanciar do Senhor, resultado de sua rebeldia com Deus, olhando mais para si, esquecendo-se completamente do Senhor.

Os que observam falsa vaidades deixam a sua misericórdia.

  O ápice do arrependimento e do clamor de Jonas é manifestado com essas palavras,

Eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento...

   Como é maravilhoso perceber a ação de Deus na vida de Jonas, mudanças ocorrem no ventre do grande peixe, ele se voltou para ordem de Deus, estava disposto a fervorosamente buscar a Deus.

Falou, pois, o Senhor ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca.

 Deus dar a Jonas mais uma chance, conduzindo ele a levar as boas novas aos ninivitas, povo duro e muito mal, que ele conhecia e assim sua vida pode contemplar mais a graça de Deus para os pecadores.

“Sua ênfase em toda narrativa, é na graça e misericórdia de Deus, que oferece a salvação a um povo ímpio pelos lábios de um pregador que nem desejava ver sua conversão, ao tempo em que também trabalha o coração deste pregador, ensinando-lhe lições muito preciosas na medida em que o conduz por esta aventura fascinante, que envolve um chamado extraordinário, uma fuga alucinada, um encontro com a morte, uma oração sincera, uma aparição impressionante, e um final aparentemente sem conclusão. ”

Stuart Olyott

 

  “A lição que deve ficar para nossas vidas é a seguinte, clamemos a Deus, assim seremos ouvidos e conduzidos por Deus para onde Ele quiser. ”



Pr. Israel Alves

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACOMODAÇÃO EM NOSSA VIDA COM DEUS

OS FILHOS SÃO BENÇÃOS DE DEUS

NÃO SOU DIGNO