JONAS, UMA ATITUDE ERRADA

 

JONAS, UMA ATITUDE ERRADA




TEXTO: JONAS 4.1

“Mas isso desagradou extremamente a Jonas, e ele ficou irado”.

     Jonas não ficou feliz com a reação do povo diante da mensagem da palavra por ele pregada. Qual pregador não ficaria feliz por ver as pessoas sendo transformadas pela palavra de Deus.

    Sua reação o levou a orar de uma forma diferente da outra vez que ele orou anteriormente, sua oração demonstrou um desgosto que o conduziria novamente a distanciasse de Deus.

 “e disse: Ah! Senhor! Não foi esta a minha palavra, ”.

    São palavra de alguém revoltado, alguém que não está satisfeito com a ação transformadora de Deus na vida dos ninivitas. Fico imaginando o novo convertido ouvindo essas palavras de Jonas.

 “Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do viver.”

   Jonas era alguém amargurado, ressentido, revoltado e principalmente temperamental, esqueceu que os planos de Deus são perfeitos.

  “E disse o Senhor: fazes bem que assim te ires? ”.

   Deus dá a Jonas a oportunidade de fazer uma avaliação, uma retrospectiva sobre suas ações, Jonas precisaria refletir e buscar mudar sua vida, porém sua atitude não revela mudança, pelo contrário, ele procurou fugir de Deus.

 “Então Jonas saiu da cidade, e sentou-se ao oriente desta cidade...”

  Quando há dureza em nossos corações, o agir de Deus sempre para nossas vidas é incompreensível, rejeitado, Jonas fugiu para novamente alimentar seu coração revoltoso, foi para um lugar isolado, buscando fazer reinar a sua vontade.

  Deus usa uma planta para mostrar a Jonas o quanto ele está errado, Jonas se preocupou mais com a planta do que com os ninivitas, revelando que ele estava com sérios problemas em sua vida, assim precisaria mudar, fazendo a vontade de Deus.

   “e desejou com toda a sua alma morrer..”

   Mas uma vez Deus leva Jonas a refletir sobre suas atitudes, ele precisaria mudar, mas o que observamos é um continuo coração duro, isso o conduziria a cada vez mais se afastar de Deus.

 “Cuidado com a raiz de amargura no seu coração, isso poderá te conduzir a um distanciamento do Senhor. “

  A história de Jonas mostra o último ensino de Deus a Jonas, Deus fala do seu descontentamento, mas revela o seu amor aos ninivitas, favorecendo a sua graça transformadora, seu amor que conduz os ninivitas a se arrependerem e terem vidas justas diante do Senhor.

    Jonas chega a pedir por sua morte por não entender e aceitar a decisão divina. Talvez o profeta não tenha entendido que o que Deus esperava era a conversão do coração (e do entendimento) de todos os personagens citados. (Bíblia JFA)

   Deus nos conceda a graça de viver para a glória de Deus, buscando se submeter a sua Palavra, entendendo os seus planos, amando os pecadores e servindo ao Senhor com um coração submisso.

Pr. Israel Alves

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACOMODAÇÃO EM NOSSA VIDA COM DEUS

OS FILHOS SÃO BENÇÃOS DE DEUS

NÃO SOU DIGNO