TODO CRENTE DEVE TER ESTE CONHECIMENTO

 

TODO CRENTE DEVE TER ESTE CONHECIMENTO

 


 TEXTO: EFÉSIOS 1. 15-23

 

ü  Atenção, é inegável a necessidade de progresso no conhecimento para o aperfeiçoamento e entrada no mercado de trabalho.

ü  No entanto, há um conhecimento sublime que tem sido desprezado por muitos crentes e que deve ser buscado por todos. Tal conhecimento é descrito por Paulo nessa carta.

ü  Quando Paulo escreveu essa epístola, ele tinha como objetivo demonstrar para aqueles irmãos como poderiam ser a igreja gloriosa de Deus na cidade de Éfeso. 

ü  A cidade mais importante da Ásia menor que era caracterizada pela prosperidade financeira, pela idolatria (Diana e Imperador Romano), ocultismo e prostituição.

ü  Como a igreja poderia fazer diferença naquele contexto? 

ü  Para tanto, Paulo faz uma série de exortações e nessa seção especial consta o registro de sua oração em favor de seus leitores.

ü  Dentre algumas coisas mencionadas nessa oração, está o clamor para que essas pessoas fossem abençoadas com o conhecimento (v.17). 

“Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele. ” 

ü  Mas de que tipo de conhecimento Paulo se refere?

ü  A resposta para essa pergunta está nos vv. 18, 19. Esse deveria ser o conhecimento daqueles irmãos. Esse deveria ser o mesmo conhecimento que todo crente deve ter.

O CRENTE É UM CHAMADO A UMA ESPERANÇA ETERNA.

 

§  Muita atenção: Iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento. Por esperança do seu chamamento, Paulo quer dizer esperança firme nas promessas que Deus faz para aqueles que Ele chama. 

§  Mas Deus chama os crentes para o quê? 

§  Importante Lição: Em Cl 1.12 nós lemos um pouco sobre isso. Paulo fala de “herança dos santos na luz”. Isso quer dizer que o crente foi chamado para ser santo e também desfrutar da santidade de Deus. Foi chamado para amar e também ser amado por Deus, para desfrutar e ao mesmo tempo vislumbrar a glória de Deus. 

§  Chamado direcionado: Foi chamado para usufruir da paz de Deus, da liberdade, da alegria. Em Cl 1.22,28, Paulo fala também da apresentação da noiva de Cristo, a saber, sua igreja. Ou seja, a igreja, tal como noiva está destinada a encontrar-se com seu noivo. 

§  Necessário Saber: Portanto, todo crente deve saber que foi chamado para desfrutar intensamente de Deus. Cristo falou sobre isso quando disse: Eu vim para todos tenham vida e tenham em abundância (Jo 10.10). Sua esperança deve estar ancorada nas promessas de Deus que são infalíveis. 

O CRENTE E A RICA GLORIOSA HERANÇA DOS SANTOS. 

·         Bênçãos somente em Cristo: Paulo acrescenta no v. 18: “qual a riqueza da glória da sua herança nos santos”. Paulo está se referindo a especialmente às bênçãos que serão concedidas quando Cristo voltar

·         Recebemos uma herança de Deus: Note que essas bênçãos são chamadas de herança. Exatamente porque são dons da graça de Deus, jamais poderão ser tomadas. 

·         Quais são essas bênçãos? 

1.      Corpo Glorificado: Sermos iguais a Cristo conforme Fp 3.20-21. 

“Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória. 

2.      Existe benção maior: A bênção que nos aguarda pode ser resumida em sermos iguais a Cristo. 

3.      Uma conquista em Cristo:  Nossos corpos serão transformados, nossos corpos não mais envelhecerão, não mais morreremos, não mais pecaremos. 

4.      Uma eterna comunhão: Além disso, assim como Cristo, estaremos para sempre com Deus, numa comunhão que até então não era possível. 

5.      Segurança eterna: Como nos é ensinado em Ap 21.12, o diabo ou qualquer força hostil contra Deus não mais poderá nos atingir por que a Nova Jerusalém terá um muro instransponível. 

6.      Esperança do crente, jamais poderá ser pedida, jamais será desfrutada pelo descrente: Essa é a glória que nos espera! Essa é nossa herança! Maior e mais durável do que qualquer fortuna. Precisamos saber disso. Por que nos matar pra ter tudo nessa terra se o que nos aguarda é maior? (Salmos 1.1-6)

 

Pr. Israel Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACOMODAÇÃO EM NOSSA VIDA COM DEUS

OS FILHOS SÃO BENÇÃOS DE DEUS

NÃO SOU DIGNO