DAVI, UM REI SEGUNDO CORAÇÃO DE DEUS

 

DAVI, UM REI SEGUNDO CORAÇÃO DE DEUS


I SAMUEL 16.7

O Senhor, contudo, disse a Samuel: "Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração".


   A história de Davi é uma das mais belas do Antigo testamento, pois ela revela a Soberania de Deus e a responsabilidade do homem.

   Samuel foi usado por Deus para ungir Davi como rei, mesmo que Davi foi o menor em estatura entre os seus irmãos, ele era grande em sua confiança a Deus, pois ele era um homem segundo o coração de Deus.   Assim Deus também disse não a Saul, pois ele fez algo reprovado por Deus, não era fiel a Senhor.

Então Jessé mandou chamá-lo e ele veio. Ele era ruivo, de belos olhos e boa aparência. Então o Senhor disse a Samuel: "É este! Levante-se e unja-o".

     Deus começou a usar a Davi, primeiro foi contra os Filisteus, vencendo um dos mais fortes dos seus guerreiros, algo que nenhum homem tinha coragem de fazer, mas um jovem que confiava responsavelmente no Senhor.

Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos, e eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel.

    Essa vitória de Davi decretou a completa derrota de Saul, pois ele invejou a Davi, sua vida estava tal descaída espiritualmente que o seu desejo foi de matar a Davi.

    Davi depois de muitas fugas e várias oportunidades de matar Saul, ele depende de Deus, não mata Saul, mas confia e espera no Senhor. Assim deve também ser conduzida a nossa vida.

   Davi se tornou rei, Jônatas filho de Saul foi o seu grande amigo, Deus deu muitas conquistas a Davi. Assim ele passou a ser temido pelos seus inimigos, Deus o abençoava e suas vitórias eram crescente, pois também ele confiava em Deus e o obedecia.

A mulher engravidou e mandou um recado a Davi, dizendo que estava grávida.

  Davi começou a seguir caminho de morte, pratica o adultério, mata um homem, e achando que o Soberano Deus esqueceu, envia seu servo Natã, conduzindo Davi a viver um verdadeiro arrependimento em sua vida, o qual é demonstrado também nos salmos, Deus não deixa os nossos pecados sem a merecida correção.

Então Natã disse a Davi: "Você é esse homem! Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Eu o ungi rei de Israel, e livrei-o das mãos de Saul.

  Muitos momentos difíceis vieram a vida de Davi por consequência do seu pecado, sua família foi abatida, seu reino foi abatido. A lição que fica para nossas vidas é a seguinte, não brinque com o pecado, ele poderá destruir nossas famílias.

  Davi perdeu um dos filhos que ele amava muito, pois não conduziu bem o seu lar, passou um mau exemplo, mas mesmo assim ele procurou viver uma vida para a glória de Deus.

Então o rei, abalado, subiu ao quarto que ficava por cima da porta e chorou. Foi subindo e clamando: "Ah, meu filho Absalão! Meu filho, meu filho Absalão! Quem me dera ter morrido em seu lugar! Ah, Absalão, meu filho, meu filho! "

  Davi morreu em idade avançada, seu filho Salomão reinou em seu lugar. Davi deixou muitos Salmos que foram momentos de suas vidas com Deus.

 “O legado de Davi foi rico em dois aspectos;

 O primeiro é a sua busca de lutar por uma vida de obediência a Deus, mesmo quando pecava, arrependia-se e se submetia ao Senhor.

 O segundo é a riqueza dos seus escritos, evidentemente por conta da soberania de Deus, mas também por conta da sua responsabilidade. Deus nos conduza a termos uma vida obediente a Ele. ”

Pr. Israel Alves

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACOMODAÇÃO EM NOSSA VIDA COM DEUS

OS FILHOS SÃO BENÇÃOS DE DEUS

UM PEDIDO DE UMA MULHER