SALOMÃO, O REI, O SÁBIO, O TRANSGRESSOR

 

SALOMÃO, O REI, O SÁBIO, O TRANSGRESSOR


I REIS 3.8,9

Teu servo está aqui entre o povo que escolheste, um povo tão grande que nem se pode contar. Dá, pois, ao teu servo um coração cheio de discernimento para governar o teu povo e capaz de distinguir entre o bem e o mal. Pois, quem pode governar este teu grande povo? "

    Davi teve vários filhos, procurou ensina-los os preceitos de Deus, mesmo que errou em sua vida por ser pecador, ainda assim deixou encucado em seus corações a Palavra do Senhor.

   Salomão filho de Bate-Seba seria seu sucessor direto do trono, houve grandes lutas, os outros irmãos tentaram usurpar o trono, indo assim contra o Rei Davi, mais também contra a direção do Senhor.

   O início do seu reinado ele pediu ao Senhor muita sabedoria, tudo com o propósito de conduzir o povo de Deus.

Dá, pois, ao teu servo um coração cheio de discernimento para governar o teu povo e capaz de distinguir entre o bem e o mal. Pois, quem pode governar este teu grande povo?

I reis 3.9

  Isso agradou ao Senhor, ele foi um dos reis mais sábios que Israel já teve, procurou decidir com sabedoria situações difíceis, como de duas mulheres, sobre a questão de um filho trocado, assim com sabedoria descobriu quem era a verdadeira mãe, todos ficaram admirados de tamanha sabedoria. Muitos vinham de longe para aprender, ouvir e vivenciar tamanha sabedoria.

Ele era mais sábio do que qualquer outro homem, mais do que o ezraíta Etã; mais sábio do que Hemã, Calcol e Darda, filhos de Maol. E a sua fama espalhou-se por todas as nações em redor. Ele compôs três mil provérbios, e os seus cânticos chegaram a mil e cinco.

1 Reis 4:31,32

  Porém na sua sabedoria não continuou obedecendo a Deus, começou a se unir e a fazer o que Deus não permitia, começou a se prostituir com várias mulheres e assim com os seus deuses, infligiu os mandamentos de Deus, isso lhe custou muito caro.

   Suas decisões erradas;

·         O trabalho forçado a qual submeteu o seu povo.

·         As práticas comerciais internacionais que de alguma foram fizeram com que a idolatria entrasse no meio do povo pelo contato com outros povos.

·         A pesada carga de impostos que sobrecarregava os israelitas.

·         A intensa poligamia, que foi o principal meio pelo qual outros deuses começaram a ser considerados em território hebreu. (https:estiloadoracao.com)

   Meus irmãos não vale a pena mudar o nosso coração em relação ao Senhor, precisamos definitivamente dispor em plena obediência ao Senhor. Salomão errou grandemente, mesmo sendo sábio. Precisamos de humildade e uma profunda dependência do Senhor.

     Não podemos negar suas contribuições, suas palavras e suas decisões quando caminhou com o Senhor. Mas também não podemos esconder a vida de um homem que começou a agir transgredindo os mandamentos de Deus para agradar aos homens. Precisamos lembrar de suas palavras.

Cuidado, meu filho; nada acrescente a eles. Não há limite para a produção de livros, e estudar demais deixa exausto o corpo.  Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem. Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mal.

Eclesiastes 12:12-14

 

   Tenhamos uma vida sempre e constantemente em plena submissão ao Senhor, aprendemos com os acertos e os erros do rei Salomão.

 

“Salomão foi um servo de Deus que iniciou bem sua vida cristã, dependente, submisso e santo, mas ao crescer, não continuou a depender, quis seguir seus ideais, sua ciência e principalmente seus conselhos carnais, não venceu, reconheceu a importância daquilo que tinha pedido com o tempo, o temor a Deus. “

 

   Deus nos conduza em obediência e santo temor ao Senhor, nossas vidas, sejamos solícitos em viver a fé em Cristo com uma vida de constante obediência. “

Pr. Israel Alves

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACOMODAÇÃO EM NOSSA VIDA COM DEUS

OS FILHOS SÃO BENÇÃOS DE DEUS

UM PEDIDO DE UMA MULHER