POR QUÊ, PRA QUÊ E PRA QUEM JESUS VEIO?


TEMA GERAL: POR QUÊ, PRA QUÊ E PRA QUEM JESUS VEIO?
TEMA DO DIA: POR QUÊ? JO 3.17
TEXTO: HEBREUS 3.7-16

 

7  Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz,

8  Não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto.

9  Onde vossos pais me tentaram, me provaram, E viram por quarenta anos as minhas obras.

10  Por isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus caminhos.

11  Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso.

12  Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.

13  Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;

14  Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim.

15  Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.

16  Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés.

17  Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto?

18  E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes?

19  E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade.

 

INTRODUÇÃO

      Por que Jesus veio ao mundo?

    Varias são as respostas dadas nas Escrituras relacionadas a vinda de Jesus Cristo, mas ressumo dizendo que Ele veio para a glória de Deus ser manifesta em nossas vidas de maneira particular e especial.

    Nesta primeira mensagem estaremos abordando uma das questões que traz barreiras em acreditarmos nestas verdades bíblicas.

    Levando a maioria da humanidade a acreditar que somos salvos pelas obras, religião, méritos na pessoa do homem.

    O pensamento de acreditar que se busca a Deus através de uma leitura diária, uma visita a uma igreja e por terem familiares que são crentes em Jesus Cristo.

      Você sabia que isto não te faz ser um justo, não te faz ser um crente, mas isso só esclarece o quanto és um incrédulo diante de Deus?

       Deus não está satisfeito com tua vida de incredulidade, Ele proporciona para você uma vida que pode ser justa diante Dele e dos homens, mas Ele deseja que você entenda que a incredulidade condenará sua vida.

    A incredulidade é um dos maiores pecados que existir na vida do pecador, a incredulidade  leva o pecador a não obedecer a Deus.

   O Senhor nos ensina que essa incredulidade é intrínseca na vida do pecador desde a desobediência no jardim do Edem.

    Hoje a noite será abordado de maneira mais eficaz como lutar na dependência de Deus para não deixar a  incredulidade acabar com nossas vidas, isso só pode acontecer quando Cristo transformar o nosso viver mediante a Palavra do Senhor.

Definição:

  1. Aquele que não crê; ateu (Ap 21.8). 2) Duvidoso (Jo 20.27).
  2. Maldade; perversidade

A falta de fé separa o ser humano de Deus. JOÃO: 7 á 5

JO 7:1 - E DEPOIS disto Jesus andava pela Galiléia, e já não queria andar pela Judéia, pois os judeus procuravam matá-lo. E estava próxima a festa dos judeus, a dos tabernáculos. Disseram-lhe, pois, seus irmãos: Sai daqui, e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes. Porque não há ninguém que procure ser conhecido que faça coisa alguma em oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo. Porque nem mesmo seus irmãos criam nele.

 Mateus- 13:57,58- E escandalizavam-se n’Ele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa. Jesus, não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles. Marcos- 16:12,13,14- E depois manifestou-se de outra forma a dois deles, que iam de caminho para o campo. E, indo estes, anunciaram-no aos outros, mas nem ainda estes creram. Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados à mesa, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado.

        A falta de fé não puderam libertar um lunático: Mateus- 17:16,17- E trouxe-o aos teus discípulos; e não puderam curá-lo. E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! até quando estarei eu convosco, e até quando vos sofrerei? Trazei-mo aqui. Ou melhor: Os discípulos não mostraram confiança no seu Mestre, que já havia lhes ensinado o tempo todo como é importante a “fé”, crer na sua Palavra. Negar a confiança em Cristo é pior que o incrédulo. Mateus- 17:19,20 Então os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, disseram: Por que não pudemos nós expulsá-lo? E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.

 Até mesmo para entrar no reino de Deus-João- 3:36 Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece. Mateus- 14:30,31- Pedro: sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?

A falta de fé, é falta de confiar no Mestre, Jesus estava ali ao seu lado, mesmo assim sentiu pavor da morte. Jesus sempre dizia não tenha medo…”Não temas!”..cofia em mim. Eu sou a ressurreição a vida, Eu darei a minha vida pelas ovelhas, porque eu sou o pastor das ovelhas…confia em mim, não temais. Creia nas minhas Palavras, porque ela é vida para todos vós.  Paulo fala: 2Tess. 2:12 à 17- Para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade. Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do SENHOR, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade; Para o que pelo nosso evangelho vos chamou, para alcançardes a glória de nosso SENHOR Jesus Cristo. Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa. E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança.

Console os vossos corações, e vos confirme em toda a boa palavra e obra.

 

PROPÓSITO: LEVAR PESSOAS INCREDULAS A ACREDITAREM EM DEUS.

 

PROPOSTA: A INCREDULIDADE NÃO AGRADA A DEUS.

SENTENÇA INTERROGATIVA: PORQUE A INCREDULIDADE NÃO AGRADA A DEUS?

 

SENTENÇA DE TRANSIÇÃO: VEREMOS TRÊS RAZÕES PORQUE A INCREDULIDADE NÃO AGRADA A DEUS.

ESBOÇO

  1. A INCREDULIDADE ENDURECE MEU CORAÇÃO DIANTE DA OBRA DE DEUS. 7-10

  1. Uma rebelião contra Deus. I Sm 15.23
  2. Uma sequencia de rejeição de Deus. Je 2.37
  3. Uma vida desacreditada de Deus. Lc 16.31

PARA PENSAR

  1. Como você tem levado seu coração a ficar duro pra obra de Deus?
     

  1. A INCREDULIDADE CONDUZ MEU CORAÇÃO A AGIR MAUDOSAMENTE DIANTE DE DEUS. 11- 14

  1. Minha vida deve afastar-se desse caminho. (exemplos)

  •  Jesus na sua própria terra não pode fazer muitos milagres por causa da incredulidade do povo (Mt 13:58; Mc 6:5,6; Jo 12:37).

  •  Ele lança em rosto a incredulidade do povo por não ouvirem o profeta João (Mt 21:31,32).

  •  Jesus lança em rosto a incredulidade dos discípulos por não efetuarem o milagre do jovem lunático (Mt 17:16,17).

 

  1. Isso impedirá minha comunhão com Deus.

      . O profeta Isaías já havia dito que as iniquidades fazem separação entre nós e Deus. Is 59.1-2

  1. Minha vida deve levar outros a Deus.

      . Queremos destacar aqui uma vida com Deus. Jo 14.5,21; 15:14

PARA PENSAR

  1. Como tenho conduzido meu coração?

ILUSTRAÇÃO

Cigarrinha


Embora possua pernas curtas, a pulga consegue pular até 33 centímetros, o equivalente a 133 vezes o peso de seu corpo. Mas o recorde no pulo pertence à cigarrinha-da-espuma, que tem 6 milímetros de comprimento e consegue saltar até 70 cen­tímetros de altura, ou seja, 414 vezes o peso de seu corpo. Ela pertence a uma espécie que se alimenta da seiva dos vegetais.

A pesquisa é de Malcolm Burrouws, da Universidade de Cambridge, segundo a Folha de São Paulo (31/7/03). Se o ho­mem possuísse a mesma capacidade, conseguiria alcançar al­titudes bem acima do Edifício Itália, em São Paulo, um dos mais altos do país, com 154 metros.

Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça (Jo 7.24).

 

 

  1. A INCREDULIDADE NÃO ME DEIXARÁ DESFRUTAR DAS BENÇÃOS DE DEUS. 15-19

  1. Benção de ter um coração perdoado.

A incredulidade e a dureza de coração afastam de nós qualquer perspectiva da realização de um milagre divino. Jesus mostrou que é necessário crer para ver o milagre acontecer (Mc 9:23). Os que assim fazem eles foram chamados de bem-aventurados (Jo 20:29). Ele continua a fazer grandes milagres e tudo é possível ao que crer (Lc 1: 37). Deus pode fazer muito mais, agora depende de você! “Se creres verás a glória de Deus” (Jo 11:40). Tenhamos cuidado para não nos apartarmos de Deus pela nossa incredulidade (Hb 3:12).

  1. Benção de ter uma vida nos caminhos de Deus.
  2. Benção de ter um descanso eterno com Deus. I Jo 2.17

PARA PENSAR

  1. Como tenho pensado na eternidade com Deus?
     

CONCLUSÃO

  Será que tens agido com um coração diante de Deus, observamos que a incredulidade de uma maneira geral atrapalhar a obra de Deus em nossas vidas, mas hoje a noite você pode crer, entregando-se a Cristo e assim Deus transformará o teu coração incrédulo em um coração totalmente  confiante Nele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACOMODAÇÃO EM NOSSA VIDA COM DEUS

OS FILHOS SÃO BENÇÃOS DE DEUS

NÃO SOU DIGNO