JOSUÉ, O CONQUISTADOR

 

JOSUÉ, O CONQUISTADOR


JOSUÉ 1.1-2

Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, falou o Senhor a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel.

     A separação de Moisés deve ter sido muito difícil para Josué, penso que por dois motivos são reais aqui, o seu amor a Moisés e agora sua responsabilidade em substituir a Moisés.

Josué 1.2

Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel.

    O próprio Deus o chama e o capacita com palavras e exortações, isso visava combater o medo e ao mesmo tempo o seu orgulho, ele deveria se submeter a Deus.

Josué 1.5

5 Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.

 

   Ouvir de Deus essas palavras, só fortalecem os seus conceitos em relação a Deus, pois ele conhecia Deus de ouvir de Moisés, agora ele mesmo está ouvindo de Deus.


Josué 1.6


6 Esforça-te, e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.

 

    Mas também ouve de Deus exortações as quais o ajudaria a fortalecer suas convicções e principalmente sua dependência de Deus.

 

Josué 1.7-8

 

 7 Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares. 8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

   Josué se fortaleceu em sua liderança, e isso foi possível devido a sua comunhão com Deus, buscando sempre o favor direcional de Deus em toda a sua vida, pensando em todos os detalhes das suas conquistas.

Josué 1.9

9 Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.

   Josué procurou derrotar seus inimigos e assim conquistar todas as cidades, buscando sempre seguir a direção de Deus. Assim veio a destruição de Jericó, e a graça de Deus em salvar a Raabe, e assim a primeira destruição.

   Como Moisés, Josué enfrentou pecados internos em sua liderança, Josué também vivenciou essa verdade com tristeza.

Josué 7.7-11

7 E disse Josué: Ah, Senhor Deus! por que fizeste a este povo atravessar o Jordão, para nos entregares nas mãos dos amorreus, para nos fazeres perecer? Oxalá nos tivéssemos contentado em morarmos além do Jordão. 8 Ah, Senhor! que direi, depois que Israel virou as costas diante dos seus inimigos? 9 Pois os cananeus e todos os moradores da terra o ouvirão e, cercando-nos, exterminarão da terra o nosso nome; e então, que farás pelo teu grande nome? 10 Respondeu o Senhor a Josué: Levanta-te! por que estás assim prostrado com o rosto em terra? 11 Israel pecou; eles transgrediram o meu pacto que lhes tinha ordenado; tomaram do anátema, furtaram-no e, dissimulando, esconderam-no entre a sua bagagem.

  Assim foi seu o ministério, mostrando uma verdadeira vida com Deus, buscando sempre o aperfeiçoamento de sua vida com Deus, buscando ensinar ao povo a temer a Deus, levando eles a dependerem de Deus.

  Josué foi um dos líderes que marcou a história do povo de Israel, principalmente por sua vida de piedade e devoção ao Senhor, ele disse;

Josué 24,14-15

14 Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; deitai fora os deuses a que serviram vossos pais dalém do Rio, e no Egito, e servi ao Senhor. 15 Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

  

   Ele viveu 110 anos muito bem vividos, desfrutando de vitórias, derrotas, conquistas, crescimento e muito aprendizado.

      

      eu poderia resumir a vida de Josué dizendo;

  “Todos nós precisamos buscar uma vida com Deus como Josué, isso se torna possível quando nós dedicamos vida de oração, leitura das Escrituras, isso envolve tempo para glória do Senhor.

Pr. Israel Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACOMODAÇÃO EM NOSSA VIDA COM DEUS

OS FILHOS SÃO BENÇÃOS DE DEUS

NÃO SOU DIGNO