MOISÉS, O LIBERTADOR

 

MOISÉS, O LIBERTADOR


HEBREUS 11.23

Pela fé Moisés, logo ao nascer, foi escondido por seus pais durante três meses, porque viram que o menino era formoso; e não temeram o decreto do rei.

   Seu crescimento foi um milagre, pois um rei muito mal mandou matar todas as crianças, Moisés era uma dessas crianças, mas Deus soberanamente não o deixou morrer, mas foi providenciado um lugar pra ele ser salvo e morra, a própria casa desse rei.

Hebreus 11.22

Pela fé Moisés, logo ao nascer, foi escondido por seus pais durante três meses, porque viram que o menino era formoso; e não temeram o decreto do rei.

    Seus pais foram fiéis a Deus, buscando de todas as formas salvar a criança, e assim aconteceu, Deus usou as parteiras para que a criança não morresse, o Soberano Deus usou diversas pessoas para preservar a vida de Moisés, pense em relação a sua vida também.

Êxodo 1.15-17

15 Falou o rei do Egito às parteiras das hebréias, das quais uma se chamava Sifrá e a outra Puá, 16 dizendo: Quando ajudardes no parto as hebréias, e as virdes sobre os assentos, se for filho, matá-lo-eis; mas se for filha, viverá. 17 As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como o rei do Egito lhes ordenara, antes conservavam os meninos com vida.

  Assim cresceu em lugar totalmente adverso a sua fé, mas assim Deus o preparou para sua futura liderança;

Êxodo 2.3-6

2 A mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses. 3 Não podendo, porém, escondê-lo por mais tempo, tomou para ele uma arca de juncos, e a revestiu de betume e pez; e, pondo nela o menino, colocou-a entre os juncos a margem do rio. 4 E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe aconteceria. 5 A filha de Faraó desceu para banhar-se no rio, e as suas criadas passeavam à beira do rio. Vendo ela a arca no meio os juncos, mandou a sua criada buscá-la. 6 E abrindo-a, viu a criança, e eis que o menino chorava; então ela teve compaixão dele, e disse: Este é um dos filhos dos hebreus.

    Os anos foram se passando, o povo de Israel se tornou escravo, esse rei, Faraó era muito ruim, ele não conheceu o que o Hebreu José fez por eles. Enquanto o povo sofria, Moisés cresceu aprendendo a cultura egípcia, mas ainda corria o sangue hebreu em sua vida;

Êxodo 2.11-15

11 Ora, aconteceu naqueles dias que, sendo Moisés já homem, saiu a ter com seus irmãos e atentou para as suas cargas; e viu um egípcio que feria a um hebreu dentre, seus irmãos. 12 Olhou para um lado e para outro, e vendo que não havia ninguém ali, matou o egípcio e escondeu-o na areia. 13 Tornou a sair no dia seguinte, e eis que dois hebreus contendiam; e perguntou ao que fazia a injustiça: Por que feres a teu próximo? 14 Respondeu ele: Quem te constituiu a ti príncipe e juiz sobre nós? Pensas tu matar-me, como mataste o egípcio? Temeu, pois, Moisés e disse: Certamente o negócio já foi descoberto. 15 E quando Faraó soube disso, procurou matar a Moisés. Este, porém, fugiu da presença de Faraó, e foi habitar na terra de Midiã; e sentou-se junto a um poço.

  Assim no deserto teve um real encontro com Deus, aconteceu o chamado de Moisés, assim Deus o enviou de volta, claro que tudo isso durou anos. Então ele é enviando com o seu irmão Arão, Deus os usou grandemente, assim o povo foi liberto da escravidão, tudo isso devido ao agir de Deus na vida de Moisés.

Hebreus 11.24-29

24 Pela fé Moisés, sendo já homem, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,

25 escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus do que ter por algum tempo o gozo do pecado, 26 tendo por maiores riquezas o opróbrio de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. 27 Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como quem vê aquele que é invisível. 28 Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos não lhes tocasse. 29 Pela fé os israelitas atravessaram o Mar Vermelho, como por terra seca; e tentando isso os egípcios, foram afogados.

    Deus usou grandemente a Moisés, mas não esqueçamos que durante esta caminhada cristã, ele pecou contra Deus, isso aconteceu quando ele fez a sua vontade e não a de Deus, fica aqui uma lição para nós, Moisés não entrou na terra prometida.

Deuteronômio 34.1-5

1 Então subiu Moisés das planícies de Moabe ao monte Nebo, ao cume de Pisga, que está defronte de Jericó; e o Senhor mostrou-lhe toda a terra desde Gileade até Dã,  2 todo o Naftali, a terra de Efraim e Manassés, toda a terra de Judá, até o mar ocidental, 3 o Negebe, e a planície do vale de Jericó, a cidade das palmeiras, até Zoar. 4 E disse-lhe o Senhor: Esta é a terra que prometi com juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó, dizendo: à tua descendência a darei. Eu te fiz vê-la com os teus olhos, porém para lá não passarás. 5 Assim Moisés, servo do Senhor, morreu ali na terra de Moabe, conforme o dito do Senhor.

   “Moisés foi um dos homens que mais enfrentou lutas em sua vida cristã, entre os inimigos e entre os seus liderados, observamos que ele sofreu muito com isso, mas o bom de tudo isso é que ele deixou lições para os futuros líderes, os quais continuaram a sua missão, Moisés foi um homem que aprendeu a servir a Deus.”

Pr. Israel Alves

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACOMODAÇÃO EM NOSSA VIDA COM DEUS

OS FILHOS SÃO BENÇÃOS DE DEUS

NÃO SOU DIGNO