JOSÉ, UM FILHO ESPECIAL

 

JOSÉ, UM FILHO ESPECIAL


HEBREUS 11.22

Pela fé José, estando próximo o seu fim, fez menção da saída dos filhos de Israel, e deu ordem acerca de seus ossos.

   Um jovem que aprendeu cedo a ter um viver piedoso e obediente ao pai. José procurou viver de maneira exemplar aos seus irmãos, mais isso naqueles dias foi mal aos olhos dos seus irmãos, pois eles invejavam a José.

   José era filho de Jacó, ele amava muito a José, isso não era bom aos olhos dos seus irmãos, tinham muita inveja de José, mas ele não ligava, penso eu por conta da sua vida com Deus.

   José teve sonhos, quando contava a seus familiares tinham várias reações, alguns não gostavam, principalmente seus irmãos.

11 Seus irmãos, pois, o invejavam; mas seu pai guardava o caso no seu coração.

  Mesmo assim José continuou crescendo, certo dia quando seu pai mandou envia-lo para ver como estava seus irmãos, mas seus irmãos aproveitaram aquele momento para fazer com que aquilo que estava em seus corações, se tornasse manifesto, e assim o mal ao seu irmão.

Gn 37.16-19

16 Respondeu ele: Estou procurando meus irmãos; dize-me, peço-te, onde apascentam eles o rebanho. 17 Disse o homem: Foram-se daqui; pois ouvi-lhes dizer: Vamos a Dotã. José, pois, seguiu seus irmãos, e os achou em Dotã. 18 Eles o viram de longe e, antes que chegasse aonde estavam, conspiraram contra ele, para o matarem, 19 dizendo uns aos outros: Eis que lá vem o sonhador!

  Assim José foi vendido como escravo, seu pai porém ficou sabendo pela mentira dos seus irmãos, que José foi morto.

   No Egito, Deus o abençoava, e assim em toda a sua vida o Senhor era com ele. Mesmo quando uma mulher deu em cima dele, ele disse não, foi preso por isso, mais foi fiel ao Senhor, assim depois de muitas lutas, depois de 13 anos, José se torna o segundo depois de Faraó no Egito.

Gn 41.38-42

38 Perguntou, pois, Faraó a seus servos: Poderíamos achar um homem como este, em quem haja o espírito de Deus? 39 Depois disse Faraó a José: Porquanto Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu. 40 Tu estarás sobre a minha casa, e por tua voz se governará todo o meu povo; somente no trono eu serei maior que tu. 41 Disse mais Faraó a José: Vê, eu te hei posto sobre toda a terra do Egito. 42 E Faraó tirou da mão o seu anel-sinete e pô-lo na mão de José, vestiu-o de traje de linho fino, e lhe pôs ao pescoço um colar de ouro.

   Assim José foi um grande administrador, fez o Egito prosperar, Deus lhe deu muita sabedoria e principalmente humildade, não deixando-se levar pelo poder, mas também ainda tinha o perdão em sua vida, José foi sempre crescendo com sua vida com Deus.

Gn 45.4-5

4 José disse mais a seus irmãos: Chegai-vos a mim, peço-vos. E eles se chegaram. Então ele prosseguiu: Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito. 5 Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos aborreçais por me haverdes vendido para cá; porque para preservar vida é que Deus me enviou adiante de vós.

 José ainda teve a oportunidade de perdoar seus irmãos e ver seu pai vivo e assim poder abraçar, beijar seu pai.

  Mas o que me marca de toda a história de José, é como ele expressa que tudo aconteceu com o controle soberano de Deus, nada lhe faltou, tudo estava sob o poder de Deus, e ele manifestar um profundo conhecimento de Deus.

Gn 50.19-21

19 Respondeu-lhes José: Não temais; acaso estou eu em lugar de Deus? 20 Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; Deus, porém, o intentou para o bem, para fazer o que se vê neste dia, isto é, conservar muita gente com vida. 21 Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei, a vós e a vossos filhinhos. Assim ele os consolou, e lhes falou ao coração.

“José foi um dos maiores entre os patriarcas, procurou viver sua vida toda pra Deus, desfrutou da mão de Deus em sua vida, que isso sirva de testemunho para nós, mesmo que tudo esteja adverso, as dificuldades venham, as lutas serem imensas, não desista de confiar no Senhor. ”

 

Pr. Israel Alves

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACOMODAÇÃO EM NOSSA VIDA COM DEUS

OS FILHOS SÃO BENÇÃOS DE DEUS

NÃO SOU DIGNO