JACÓ, ALGUÉM TRANSFORMADO POR DEUS

 

JACÓ, ALGUÉM TRANSFORMADO POR DEUS


HEBREUS 11.21

Pela fé Jacó, quando estava para morrer, abençoou cada um dos filhos de José, e adorou, inclinado sobre a extremidade do seu bordão.

   Jacó realizou muitas proezas em sua vida, desde o nascimento, quando sua mão já vinha segurando o calcanhar do seu irmão.

25 Saiu o primeiro, ruivo, todo ele como um vestido de pelo; e chamaram-lhe Esaú. 26 Depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; pelo que foi chamado Jacó. E Isaque tinha sessenta anos quando Rebeca os deu à luz.

   Assim Jacó cresceu sempre com aquela luta contra seu irmão, disputas no seu lar, havia partidos, Isaque gostava mais de Esaú, e Rebeca mais de Jacó, assim trouxe grandes problemas para a família.

   Esaú não ligava tanto para seu direito de primogenitura, porém Jacó buscava isso com muita perspicácia, assim fez algumas coisas para conquistar isso;

31 Respondeu Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura. 32 Então replicou Esaú: Eis que estou a ponto e morrer; logo, para que me servirá o direito de primogenitura? 33 Ao que disse Jacó: Jura-me primeiro. Jurou-lhe, pois; e vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó. 34 Jacó deu a Esaú pão e o guisado e lentilhas; e ele comeu e bebeu; e, levantando-se, seguiu seu caminho. Assim desprezou Esaú o seu direito de primogenitura.

     O tempo foi passando e Jacó alimentou isso, chegando o fim dos dias da vida de Isaque, comunicar-se o final do seu plano juntamente com sua mãe, assim aconteceu;

Isaque Manda Esaú fazer-lhe um guisado 

 

1 Quando Isaque já estava velho, e se lhe enfraqueciam os olhos, de maneira que não podia ver, chamou a Esaú, seu filho mais velho, e disse-lhe: Meu filho! Ele lhe respondeu: Eis-me aqui! 2 Disse-lhe o pai: Eis que agora estou velho, e não sei o dia da minha morte; 3 toma, pois, as tuas armas, a tua aljava e o teu arco; e sai ao campo, e apanha para mim alguma caça; 4 e faze-me um guisado saboroso, como eu gosto, e traze-mo, para que eu coma; a fim de que a minha alma te abençoe, antes que morra. 5 Ora, Rebeca estava escutando quando Isaque falou a Esaú, seu filho. Saiu, pois, Esaú ao campo para apanhar caça e trazê-la.

 

    A mãe ouvindo isso prepara tudo pra mentirosamente Jacó receber a benção de seu irmão, isso acontece, assim trouxe tão grande problema para família que após a morte de Isaque, Jacó vai embora com medo de Esaú lhe matar.

43 Agora, pois, meu filho, ouve a minha voz; levanta-te, refugia-te na casa de Labão, meu irmão, em Harã,

   Assim fugiu e ficou muito tempo comseu tio Labão, mas não foi tão boa seu tempo ali, apesar de constituir família e até mesmo muitos bens, ele não estava bem, foi quando fugiu do seu sogro, trazendo costumes com suas esposas, porém não havia união família, gerando assim conflitos em sua família, ele também fez acepção em seus filhos.

   A vida de Jacó foi cheia de mais baixos do que altos, fez muitas coisas que não agradou ao Senhor, mas foi escolhido por Deus para dar sequência a linha da genealogia de Cristo Jesus.

“Jacó foi aquele que lutou muito em sua vida, passou por momentos difíceis em sua vida, mas contínuo a buscar a Deus em suas lutas, amadureceu, passou seus ensinos para seus filhos, um deles foi grandemente usado por Deus, José, o filho da continuidade.”

 

Pr. Israel Alves

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACOMODAÇÃO EM NOSSA VIDA COM DEUS

OS FILHOS SÃO BENÇÃOS DE DEUS

NÃO SOU DIGNO